Ir para conteúdo

Taiwan é o 1º país da Ásia a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

twaian

Uma vitória para a comunidade LGBT ocorre em Taiwan. Trata-se da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo/gênero, que foi aprovada pelo Parlamento nesta sexta-feira (17). O momento é histórico, já que é o primeiro país da Ásia a reconhecer o direito à população LGBT.

A data também é marcante, uma vez que dia 17 maio  é quando ocorre O Dia Internacional do Combate a LGBTfobia.

O processo para se legalizar o o casamento homoafetivo não foi tão simples. Primeiro, foi preciso que o Tribunal Constitucional considerasse inconstitucional a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo. E só dois anos depois o Legislativo aprovou a proposta.

Vale destacar que outras duas propostas, menos progressistas, também puderam ser votadas. Nelas, o relacionamento não era mencionado como “casamento”, mas como “relações familiares entre pessoas do mesmo sexo” ou “uniões entre pessoas do mesmo sexo”. A proposta mais progressista, que dá o nome casamento foi aprovada com 66 votos a favor e 27 contra.

Agora, quase todos os direitos de qualquer casal hétero são garantidos, bem como questões referentes a impostos, seguro e guarda da criança. O que ficou de fora da legislação é a equiparação completa dos direitos de adoção.

Manifestantes tiveram um importante papel na conquista. Mais de 35 mil pessoas foram Às ruas de Taipé até o Parlamento para pressionarem a votação. Quando foi anunciado a aprovação do casamento, centenas de pessoas estavam reunidas e comemoraram a vitória, mesmo em baixo de chuva.  É uma sinalização para que haja mais vitórias à comunidade LGBT na Ásia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: