David Miranda é eleito um dos 10 líderes mais influentes da nova geração pela revista Time

david

O deputado federal David Miranda (PSOL-RJ), um dos primeiros políticos abertamente gays do Brasil, foi apontado na última quinta-feira (16) pela revista norte-americana Time como um dos 10 líderes mais influentes da nova geração.

Aos 34, ele aparece na lista ao lado da ativista sueca Greta Thunberg, da cantora catelã Rosalía, a atriz Tessa Thompson e do ativista norte-americano pelo movimento das vacinas Ethan Lindernerger. E é descrito como “o político negro e gay que está enfrentando o governo de extrema-direita do Brasil”.

“Em 2016, foi eleito para o governo da cidade do Rio de Janeiro. Ele e sua colega Marielle Franco, integrante do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) – uma mãe solteira, negra e homossexual – se tornaram os primeiros vereadores LGBTQ da história da cidade”, escreve a publicação. Marielle foi assassinada em 14 de março de 2018.

Nas eleições do último ano, David se tornou o primeiro suplente da coligação “Mudar é Possível”, do PSOL e PCB, quando recebeu 17.356 votos. Ele assumiu o cargo após o então deputado Jean Wyllys deixar a cadeira por ameaças de morte. “Quero ser uma ferramenta da democracia. As pessoas que antes não tinham voz, agora têm através de mim”, declarou à Time.

Ao divulgar a lista, David comentou nas redes sociais: “Um homem negro, gay, favelado, cria do Jacarezinho, na capa de uma das revistas mais respeitadas do mundo como a Próxima Geração de Líderes. Vocês têm noção do quanto isso representa pra mim? Só tenho a agradecer. Sigamos fortes e lutando”.

Na vida pessoal, o deputado é casado há 13 anos com o jornalista norte-americano Glenn Greenwald, de 52 anos, e pai de dois filhos adotivos.  Eles trabalharam com o ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NS), o norte-americano Edward Snowden, para publicar provas dos programas de vigilância dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.