Ir para conteúdo

Foto de Mauricio de Sousa, filho e genro viraliza e ajuda a inspirar pais de filhos LGBT

MauricodeSousa
Uma foto do cartunista Mauricio de Sousa em momento de família viralizou e repercutiu na última semana. Tudo porque nela aparecem Mauricio, de 83 anos, ao lado do filho Mauro Sousa – que inspirou o personagem Nimbus – e o namorado dele, Rafael Piccin. O clima de afeto e respeito inspirou muita gente, sobretudo pais de filhos LGBT.

Sabemos que, num mundo ideal, esta cena seria tão rotineira que sequer deveria virar notícia. Contudo estamos falando de Brasil, um dos países que mais matam LGBT e que atualmente vive sempre ameaçado pelo conservadorismo preconceituoso. Não é por acaso que um dos primeiros preconceitos que um LGBT sofre é dentro de casa.

A situação de preconceito é tão agravada pela família que muitas crianças e adolescentes LGBT, ao sofrerem LGBTfobia na escola, por exemplo, não podem chegar em casa e contar para os seus pais para ter algum apoio. Isso porque elas sofreriam novamente a discriminação e o seio familiar seria mais um espaço de violência, não de acolhimento. Ser LGBT foge à norma imposta e é preciso de muita luta, reflexão e exemplos positivos para mudar isso.

Aos 32 anos, o filho Mauro declarou que o pai sempre foi cabeça aberta e que o aceitou desde o começo. Ele afirma que contou que é gay aos 18 anos, primeiro para a mãe, que disse que o amava e o que o aceitava como era. Depois para o pai, que reagiu da mesma maneira.  “Nunca sofri preconceitos da família. Sou um gay muito privilegiado. Mas o preconceito existe e é preocupante. Então, espero que com essa foto e por meu pai ser um formador de opiniões, possamos ser um exemplo para outras famílias enxergarem de uma maneira muito mais natural, respeitosa e amorosa”, afirmou ao Extra.

Ter o acolhimento, respeito e apoio dentro de casa ajuda a criança e adolescente a ter autoestima, a combater as taxas altíssimas de suicídio, a conseguir driblar o preconceito existente em sociedade e também ter um alicerce para conseguir superar os desafios de uma sociedade cada vez mais conservadora e preconceituosa. É saber que, apesar de todas as mazelas da sociedade, há pelo menos um abraço quente te esperando.

Na legenda da foto publicada por Mauricio, ele mostra que, para além do respeito à orientação sexual do filho, aceita o namorado do mesmo e o recebe na família. “Em casa, com o filho Mauro, que inspirou o personagem Nimbus, e o companheiro dele, meu genro, Rafael”, escreveu. Um belo exemplo aos pais para acolherem seus filhos e também seus genros e noras, bem como os companheiros de qualquer filho heterossexual cisgênero. Afinal ainda hoje há muitos pais que até toleram o filho LGBT, mas não seus namorados, noivos e maridos – o que é mais uma maneira de discriminação vinda da família.

Mauro conta ainda que namora há 10 anos e que Rafael é gerente de produção da divisão Ao Vivo da Mauricio de Sousa Produções e que a relação com sua família é ótima. “Nos divertimos, fazemos piadas, viajamos juntos, saímos para comer. É tudo muito tranquilo”. Mais uma prova de que o acolhimento, respeito e amor não tem contraindicação e faz bem a toooooda família.

Algumas das repercussões positivas podem ser vistas na própria foto publicada. Foram mais de 43 mil curtidas e muitos comentários elogiosos. “Você é a pessoa mais incrível do mundo”, escreveu uma. “Senhor Mauricio eu te amo muito! E que casal lindo”, concordou outra. “Só o amor pode salvar”, declarou outro. “O Mauro é muito lindo. Que casalzão esses dois, tá louco”. “Uma foto incrível, com uma legenda incrível e com pessoas incríveis. Lindos demais”. Uma turminha definitivamente inspiradora!


Acredita que o jornalismo é uma importante ferramenta contra o preconceito?

Apoie o site independente NLUCON e contribua com o financiamento coletivo para quitar os gastos com a produção de notícias, entrevistas e vídeos. Sua colaboração é fundamental para a existência desse site. Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: