Ir para conteúdo

Pai cis ajuda filho trans a se barbear pela 1ª vez em comercial da Gillette; assista legendado

gilette

Uma marca internacional de lâminas de barbear está empenhada em trazer temas atuais aos seus anúncios. Depois de lançar uma propaganda conscientizando acerca da masculinidade tóxica – que lhe rendeu muitas críticas –  a Gillette não se intimidou e trouxe na última semana um homem trans para um dos vídeos da campanha #MyBestSelf.

No vídeo “First Shave, the story of Samson” (Primeiro barbear, a história de Samson, em tradução livre), produzido pela Grey Canadá, a marca exibe a primeira vez o barbear de Samson Bonkeabantu Brown – jovem canadense que é homem trans.

O momento é mega fofo e emociona porque é o pai cisgênero que orienta filho a se barbear, a exemplo de tantas outras obras que mostram o momento compartilhado de pais e filhos cisgêneros. Cheio de respeito e afeto, ele diz: “Agora não se assuste, fazer a barba é ter confiança,  você está indo bem, você está indo bem”. Uma mensagem de cumplicidade, união familiar e contra o preconceito levada ao simples ato de tirar os pelos do rosto.

No vídeo, Samson também fala sobre os processos de se entender homem trans. “Sempre soube que era diferente, mas não sabia que havia um termo para o tipo de pessoa que eu sou”. E afirma que iniciou o processo de transição apenas querendo ser feliz e que está “orgulhoso” de já poder se barbear. Por fim, finaliza dizendo: “Não sou eu apenas que estou em transição, todo mundo em torno de mim também está”.

A propaganda da Gillette ocorreu poucos meses depois que a marca de cremes de barbear norte-americana Harrys incluiu um homem trans, Kenny Ethan Jones, dentre vários outros cis, em sua mais recente propagandas (assista clicando aqui). O comercial repercutiu positivamente, sendo um dos exemplos pontuais de respeito à diversidade.

Assista (legendado):

REPERCUSSÃO

Ao divulgar o vídeo, Samson escreveu que quis incluir seu pai, porque ele tem sido um dos maiores apoiadores durante a transição de gênero. Segundo o jovem, o pai o ajuda a ser confiante e viver autenticamente com o melhor que pode ser. “Com a ajuda da Gillette, pude compartilhar com meu pai um importante marco na vida de todo homem”, declarou.

“Tenho plena consciência de como sou abençoado por poder existir neste mundo, sendo apoiado por minha família de maneiras que muitas vezes muitos dos meus irmãos, irmãs trans que existem fora do binário nem sempre são tão afortunados”, declarou.

Samson disse que está confiante que o anúncio irá encorajar muitas pessoas trans e colocar como possibilidade que a existência delas pode ser preenchida no mundo com amor e respeito que merecem. “Seja bom para si mesmo. Ame-se. E saiba que quando você cumprimenta o mundo com amor, ele pode e irá amá-lo de volta, muitas vezes nos lugares que você menos espera”.

O filme estreou no sábado, 25, durante o Inside Out LGBT Film Festival, em Toronto e a repercussão foi positiva quanto a importância de se incluir homens trans na publicidade. Nas redes sociais, a propaganda já foi vista mais de 1 milhão de vezes somente no Facebook.

Vale dizer que, para além da inclusão de um homem trans na publicidade, a marca também firmou parceria com a agência do governo da cidade de Toronto e organização beneficente The 519 para apoiar os programas de inclusão à comunidade trans.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: