Velocista trans Cece Telfer vence prova e leva título inédito para Universidade dos EUA

cece1

A velocista Cece Telfer, de 21 anos, vem rompendo barreiras durante as provas de atletismo universitário nos Estados Unidos. Ela é a primeira e única mulher trans a participar das competições e, na último domingo (26), mostrou que seus resultados impressionam.

Cece disputou a prova dos 400 metros com barreira na divisão dois do campeonato e ficou em primeiro lugar dentre todas as mulheres. Sua vitória fez com que a Universidade Franklin Pierce, de New Hampshire, pela qual participa, tivesse um título inédito.

“Telfer é a primeira atleta-estudante da história de Franklin Pierce a colecionar um título nacional individual”, divulgou a universidade. Ela também disputou a prova dos 100 metros com barreira e ficou em quinto lugar.

A atleta é bastante dedicada e tem experiência enquanto velocista. Tanto que até o último ano ela ainda disputava na categoria masculina. Foi após a sua transição de gênero – e o uso de hormônios femininos – que ela foi autorizada a competir entre mulheres.

atleta1
A vitória também foi alvo de muitas críticas, valendo-se da discussão de que mulheres trans têm “vantagem biológica” sobre mulheres cis. A NCAA – federação que organiza as competições universitárias nos EUA – declarou que a participação de atletas trans são permitidas mediante hormonioterapia e o controle da taxa de testosterona. E destacou que os níveis hormonais de Cece estão sendo avaliados ao longo do ano.

Houve quem destacasse que, para além da hormonioterapia, deve-se levar em conta a dedicação e preparo das atletas. E que, se Cece teve um bom desenvolvimento numa prova, chegou a ficar em quinto lugar em outra – o que derrubaria o discurso de que seria injusto e impossível que uma atleta cis vencesse uma atleta trans.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.