Ir para conteúdo

Aos 70, caminhoneira trans Afrodite Almeida conta sua trajetória e vira estrela em comercial da Shell

Afrodite
Afrodite em comercial da Shell

A caminhoneira Afrodite Almeida Araújo, de 70 anos, tornou-se nesta semana estrela de um comercial da Shell. Na série De Causo em Causo, que visa contar a vida de motoristas “além das estradas”, ela contou os processos de se entender mulher trans e conseguir externalizar a sua verdadeira identidade.

Na obra desenvolvida pela agência Wunderman, Afrodite aparece com um vestido vermelho, maquiada, de salto alto e diz: “Desde criança eu nunca me identifiquei como homem. Já fui eletricista, empresário, até que descobri o caminhão. Também trabalhei com malharia e eu mesma fazia minhas calcinhas e bustiês”, declara.

Quando ainda era lida enquanto homem, ela chegou a ser casada com duas mulheres cis e ter uma filha, Tatiana. O contato com a filha foi uma realização, principalmente por acabar de alguma forma se identificando com ela de maneira profunda. Ela também tem uma neta de 18 anos. “Eu nunca entendi o que acontecia comigo”, lembra.

Ela conseguiu dizer ao mundo que é uma mulher trans somente há três anos. Foi quando passou a rejeitar totalmente as roupas atribuídas socialmente ao guarda-roupa masculino e a se vestir somente como sempre quis. Desde então a caminhoneira, que é natural de Corumbá (MS) e que mora em Curitiba (PR) – viaja o Brasil rumo a liberdade de ser quem verdadeiramente é.

“Não sou um caminhoneiro que virou caminhoneira. Eu sou uma caminhoneira que estava presa no corpo de um homem. Venci muitos preconceitos e hoje sou feliz”, finaliza.

Assista o comercial:


Acredita que o jornalismo é uma importante ferramenta contra o preconceito?

Apoie o site independente NLUCON e contribua com o financiamento coletivo para quitar os gastos com a produção de notícias, entrevistas e vídeos. Sua colaboração é fundamental para a existência desse site. Clique aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: