De Gandalf a Magneto, conheça o ator e ativista LGBT Sir Ian McKellen

Sir Ian Mackellen.png

Por Victoria Hope

Macbeth, Gandalf, Magneto, Sherlock Holmes…. São muitos os personagens interpretados pelo veterano de cinema e televisão Sir Ian McKellen. Seria preciso muito mais do que apenas uma matéria para catalogar todos os grandes nomes que britânico já interpretou em seus 80 anos de vida.

É quase impossível não reconhecer o rosto dele em centenas de filmes que marcaram a história do cinema, mas um de seus lados menos conhecidos com certeza fica por conta do ativismo LGBT. Então para comemorar mais um #Pride, mês  Internacional do Orgulho LGBT, preparamos essa matéria especial sobre um dos maiores nomes conhecidos na luta.

Nascido em 1939, no condado de Lancashire na Inglaterra, Ian cresceu em meio a muitas guerras e conflitos civis, acostumado a se mudar de cidade em cidade com a família após a Segunda guerra mundial.

Filho de um pastor protestante e descendente de uma família de pastores evangélicos e batistas, Ian teve uma infância relativamente ‘comum’, apesar de ter crescido em meio a guerra. Segundo o ator, ter crescido em ambientes tão hostis deixou marcas muito profundas e ele demorou anos até entender que guerras não eram algo normal.

Sir Ian Mackellen 2
Ian ao lado de seus irmãos mais velhos / Sir Ian McKellen.com

Aos 12 anos ele perdeu sua mãe e se mudou para a casa da madrasta com o seu pai e apesar da mulher ser uma das organizadoras na Congregação Religiosa da cidade, ela recebeu muito bem a notícia quando Ian decidiu confessar sua homossexualidade.

Completamente apaixonado por teatro, Ian sempre atuou como extra nas peças da escola e foi a partir daí que sua ‘carreira’ artística se iniciou.

Apesar de ter crescido em um ambiente ligeiramente mais conservador, o ativismo de Ian McKellen definitivamente tem suas raízes, pois seu tataravô Robert J. Lowes foi um grande ativista pela campanha social em prol aos direitos dos trabalhadores. Sua campanha da época para fazer com que trabalhadores pudessem tirar folga em meio período aos sábados, hoje é conhecida como o final de semana da classe trabalhadora.

Aos 18 anos, McKellen ganhou uma bolsa para estudar Literatura Inglesa na universidade St. Catharine e foi lá que ele não apenas se tornou aluno honorário, como também participou em cerca de 23 peças, chegando a interpretar até mesmo o rei Henry IV e mais futuramente, o rei Richard II, papéis considerados dificílimos para alguém tão novo.

Sir Ian Mackellen 3
Fotos retiradas do site pessoal do ator / Sir Ian McKellen.com

Ian MacKellen ganhou uma vasta carreira teatral desde então, até os anos 80, interpretando o protagonista da aclamada peça Shakesperiana ‘Macbeth” além de Iago de outro sucesso de Shakespeare ‘Otello’.

Foi apenas em 1999 que sua carreira se transformou completamente ao ser convidado para interpretar o vilão Magneto na primeira adaptação de X-Men da Marvel e praticamente na mesma época em que estava filmando o blockbuster para a Marvel em 2000, foi imediatamente chamado para interpretar Gandalf, o Cinzento no primeiro filme da trilogia O Senhor dos Anéis.

Na época em que participo das filmagens de ambos filmes, Ian também foi condecorado com o título de Sir pela Rainha Elizabeth, que fez questão de o congratular por sua extensa carreira como ator e por sua contribuição para as artes no Reino Unido.

Sir Ian McKellen participou de quase todos os filmes da franquia X-Men e esteve presente em todos os títulos de Tolkien, incluindo a mais recente adaptação de ‘O Hobbit’.

Sir Ian Mackellen 5
Ian McKellen interpretando o rei Richard ll da Inglaterra em uma de suas primeiras

Na franquia de X-Men, McKellen teve a oportunidade de trazer a vida um dos personagens mais icônicos dos quadrinhos, o vilão Magneto e ainda interpretou o personagem ao lado de seu melhor amigo, Patrick Stewart, outro ator premiado e reconhecido por seu trabalho na série televisiva Star Trek.

Há quem diga que os personagens Charles (Professor X) e Erik ( Magneto) funcionaram nas telas justamente por conta da perfeita sintonia entre os dois atores, que improvisaram diversas cenas e diálogos ao longo dos anos na franquia.

Sir Ian Mackellen 4
Ian McKellen em X-Men: The Last Stand (2006) / 20th Century Fox

Em ‘O Senhor Dos Anéis’, o ator teve a oportunidade de criar maneirismos e uma personalidade extremamente multifacetada para o personagem Gandalf, uma tarefa que definitivamente não seria fácil para qualquer ator.

O ator ficou tão apaixonado pela saga de Senhor dos Anéis, sendo um ávido leitor dos livros desde sua juventude, que até mesmo tatuou o número 9 em élfico, língua criada por J.R.R Tolkien para os livros da saga.

Alguns desses papéis foram essenciais para a carreira do ator, incluindo o personagem  Sherlock Holmes, um de seus papéis mais ambiciosos no filme “Holmes”, que conta a história do Detetive mais conhecido de Londres após sua aposentadoria no mundo das investigações.

Ian Mckellen
Ian McKellen interpretando ‘Gandalf, O Branco’ em “As duas Torres” / New Line Cinema

Apesar da ampla carreira conhecida do ator, nem só de cinema e televisão vive Sir Ian McKellen, pois desde 1971 até hoje, ele ainda luta e protesta pelos direitos da população LGBT.

Desde novo, o ator participou de protestos e realizou palestras até mesmo em universidades em prol da luta pela causa LGBT. Na Foto baixo, tirada em janeiro de 1971, é possível ver McKellen sair sorridente do congresso no dia da Delegação Número 10, ao lado de sua associação ‘Membros da Igualdade”.

Neste dia, o ator e seus colegas de teatro entregaram uma carta com mais de mil assinaturas para o primeiro Ministro exigindo direitos iguais e condições dignas de sobrevivência para a comunidade LGBT.

Ian Mckellen2
No canto direito da foto, Ian participa de protesto nas ruas de Londres / Sir Ian McKellen.com

Em julho de 1979, Ian marchou ao lado de seus colegas em Picadilly, protestando contra o aumento das taxas em ingressos de teatro, pois para os atores britânicos da companhia, o teatro deveria ser acessível.

Ian Mckellen3
Ian McKellen em 1979, localizado no centro esquerdo da foto, carregando placa de protesto

Em 1988, Sir Ian marcha mais uma vez em prol à luta LGBT, em Manchester, ao lado de 200 mil protestantes que repudiaram a Seção 28 da constituição britância, que na época, baniu a ‘promoção de homossexualidade’ nas escolas do Reino Unido. Por promoção, entende-se a menção à homossexualidade e questões de saúde sexual para jovens LGBT.

Ian Mckellen4
Em 30 de Junho de 2002, Ian faz o discurso de fechamento durante a #Pride em São Francisco

Assim como seria impossível compilar todos os papéis que Sir Ian McKellen já interpretou até hoje, é uma tarefa extremamente árdua separar todos os protestos em que o ator esteve presente, mas separamos apenas alguns dos principais e mais significativos momentos sociais e políticos do ator.

Sir Ian já é um dos grandes conhecidos no Pride anual que acontece em Nova Iorque nos Estados Unidos, local extremamente importante, onde aconteceu a revolta de Stonewall a partir do momento em que a mulher transexual Marsha P. Johnson supostamente jogou o primeiro tijolo contra policiais que tentavam invadir a boate LGBT.

A partir dessa data, a cidade se tornou um marco para toda a população LGBT mundial e por conta disso, até hoje se celebra a data do Orgulho LGBT, que mais do que uma celebração, é um ato de protesto contra leis que prejudicam a comunidade.

Todos os anos Sir Ian McKellen marca presença no evento ao lado de seus colegas de Hollywood e fãs que também participam dos protestos. Sendo professor de literatura inglesa, além de ator e escritor, Sir Ian ainda é membro ativo em prol da luta LGBT, fazendo palestras e bate papos de conscientização para jovens não -LGBT e LGBT de escolas e universidades pela Inglaterra e Estados Unidos.

Ian Mckellen6Ian Mckellen5


* Victoria Hope é jornalista, editora chefe da Amélie Magazine e geek de carteirinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.