Morre aos 37 anos Patricia Araújo, atriz, modelo e ícone de beleza trans

6170246462_9df889ce75_b
Patricia Araujo morreu aos 37 anos

Morreu na quinta-feira (04) aos 37 anos Patricia Araújo, em São Paulo. A modelo e atriz, conhecida pelos ensaios sensuais, participações em programas de TV e pela presença na novela Salve Jorge, da TV Globo, enfrentava problemas de saúde, agravados pela forte depressão e estava há 10 dias internada no Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Saboya, em São Paulo.

A notícia foi confirmada pelo modelo e amigo Omoal Felipe Neves Pinheiro. “Ela enfrentava uma forte depressão, tentou tirar a vida há um ano e pouco, mas conseguiram intervir e ela conseguiu sair. Agora ela voltou a ter problema, entrou em coma e não teve jeito. Estou muito triste”, lamenta.

A amiga Claudia E., que prefere não ser identificada, conta que ajudou a cuidar de Patricia nos últimos momentos. “Ela estava bem fraquinha, dei o apoio que ela precisava e ajudei a cuidar um pouquinho. Também recebi a família, que veio do Rio de Janeiro. Eles não queriam que a morte vazasse para a imprensa, mas não teve jeito. Ela ficou vários dias em coma e morreu na quinta-feira”, declara.

Procurada pelo NLUCON, a assessoria do hospital Saboya declarou que não conseguiu entrar em contato com a família e que não poderia dar maiores declarações sobre o caso.  Segundo a amiga, o corpo foi transferido na sexta-feira (05) e o enterro ocorreu no sábado (06), na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, onde mora os familiares. Ele ocorreu de maneira privada, sem a divulgação para a imprensa ou amigos, sendo restrito a familiares.

O NLUCON demorou um dia para divulgar a notícia desde que elas tomaram as redes sociais na segunda-feira (08), tendo em vista que havia algumas informações desencontradas e porque, em 2015, 2016 e 2017, um boato envolvendo a morte de Patricia havia se espalhado pelas redes, sendo desmentido pouco depois. Desta vez, infelizmente era verdade.

ÍCONE DE BELEZA

Ícone de beleza, Patricia chamava atenção desde os anos 2000, quando concorreu a concursos de miss nacionais e internacionais. Foi eleita Miss Brasil Transex 2002, Miss T-Girl World 2004 e Miss Universo Trans 2005. Chegou a posar nua para a revista “A Gata da Hora” e foi a única modelo travesti a estrelar o Virgula Girl, do site Virgula.

Sua beleza a catapultou para os trabalhos de modelo profissional. A estreia ocorreu em grande estilo: no encerramento do Fashion Rio, em 2009. Foi capa de diversos veículos, sendo divulgada como a substituta de Gisele Bündchen no desfile do Rio de Janeiro. Chegou a ter quatro páginas da revista Marie Clarie só falando sobre sua história.

Também foi destaque do carnaval carioca, desfilando para a Caprichosos de Pilares, Portela e Grande Rio. Também foi musa da Porto da Pedra e destaque da Mocidade. Ela dizia com orgulho que já recebeu um elogio de William Bonner na transmissão de 2007, sendo considerada uma das mais belas mulheres do Brasil.

A carreira de atriz veio paralelamente. Participou da série “A Lei e o Crime” e da novela “A Luz do Sol”, ambas da Rede Record. A grande oportunidade ocorreu na novela “Salve Jorge”, da TV Globo, em 2013. Foi lá que viveu Priscila, uma das travestis traficadas para a Turquia. Depois, fez uma ponta na novela “Amor a Vida” e no filme “O Vendedor de Passados”.

e82bf-patricia2baraujo2btrabalhos
Trabalhos da Patricia Araújo na TV e no cinema

NO NLUCON

Patricia foi entrevistada inúmeras vezes pelo NLUCON e era uma das nossas musas mais frequentes e veneradas pelo nosso público. Em uma das entrevistas, declarou que queria ser a “Deborah Secco travesti”. Em outra, disse que queria representar as travestis nas novelas. E sempre divulgava seus trabalhos na TV e ensaios fotográficos.

Participou da seção “Trans em Debate”, em que cinco travestis e mulheres trans opinavam sobre assuntos do cotidiano. Em um dos relatos, contou que era obrigava a usar o banheiro masculino da escola e que foi violentada diversas vezes por garotos.

“Os meninos não respeitavam, eram malvados e me puxavam para a cabine. Por eu ser feminina, eles encaravam a minha ida ao banheiro como um consentimento para abusarem de mim. Por muito tempo, usei o banheiro da diretoria para fazer as minhas necessidades. Não sofro mais problemas de ir ao banheiro feminino e as mulheres até fazem festa quando me veem”, contou.

RECOLHIDA

Em sua última entrevista, realizada em 2016, Patricia comentou por que estava afastada da grande mídia e revelou que investia em um salão de beleza. O investimento fechou pouco depois e Patricia continuou fugindo dos holofotes. Ela passou um tempo loira para não ser reconhecida.

“Estou no Rio de Janeiro, vivendo a vida, cuidando de mim. Depois de toda a exposição que tive, daquele boom, precisava dar uma sumida, me recolher e pensar em tudo. É claro que sempre recebi elogios, mas era muita gente falsa se aproximando, muita energia negativa. E eu sou da paz, do amor, gosto de energias positivas. Optei por dar uma sumida e ter uma vida anônima”, disse.

da948-patricia2baraujo

Nos últimos anos, a modelo chegou a ter alguns episódios de depressão e tentativa de suicídio. A notícia de sua morte percorreu as redes sociais nos últimos três anos, mas sempre foi desmentida posteriormente.

Desta vez, infelizmente não era boato e a modelo nos deixou, entrando na baixíssima expectativa de vida de uma pessoa trans, estimada em 35 anos. Com sua morte, levanta ainda a urgência da discussão sobre a depressão e o acolhimento e tratamento da doença.

Patricia deixa o legado da beleza, da sensualidade, do bom humor e de uma pessoa que sabia como ninguém brilhar em diversas áreas. Marcou a história, ocupou espaços e abriu caminho para as próximas gerações, ainda que nem sempre reconhecida. Vai deixar muitas saudades! #RipPatriciaAraújo

Um comentário sobre “Morre aos 37 anos Patricia Araújo, atriz, modelo e ícone de beleza trans

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.