Gloria Perez, Beto Neves, Ivana Spears e outros famosos lamentam morte da modelo trans Patricia Araújo

0,,16650575-EX,00
Patricia no Fashion Rio 2009. Ao fundo o estilista Beto Neves e o ator Milton Gonçalves

Por Neto Lucon

A morte da atriz e modelo travesti Patricia Araújo na última semana repercutiu nas redes sociais nessa segunda e terça-feira (8 e 9). Diversos artistas, personalidades, militantes, amigos e admiradores lamentaram a perda precoce aos 37 anos e deixaram mensagens em homenagem a artista.

A autora cis Gloria Perez, que convidou Patricia para integrar o elenco da novela “Salve Jorge”, da TV Globo, em 2013, lamentou: “Que triste! Tão bonita, tão jovem! Fez Salve Jorge comigo”. Vale lembrar que Patricia interpretou a personagem Priscila, uma das traficadas para a Turquia ao lado de Morena (Nanda Costa).

O estilista cis Beto Neves, que em 2009 trouxe Patricia para a passarela no Fashion Rio para a grife Complexo B, também deixou sua homenagem: “Há exatamente 10 anos ela apareceu na minha vida. Pessoa linda. Brilhou na passarela e sem querer me mostrou um pouco de como é difícil ser diferente. Sábado ela subiu, virou estrela”.

O modelo cis Omoal Felipe Neves Pinheiro, que era amigo de Patricia, destacou que ela parecia um furacão e que escondia muita sensibilidade. “Onde passava abalava as estruturas de qualquer ser que estivesse próximo. Tinha um poder em sua beleza que jamais vi igual. Mas dentro desse furacão havia um ser lindo, cheia de sonhos, medo de uma sociedade cruel que nos impede de sermos felizes e até mesmo de viver. Ela batalhava muito para dar o melhor pra sua família e viver bem em um lugar seguro”.

66467910_10157340228612902_538093169498128384_n
Patricia Araújo e Omoal Felipe: “Ela batalha para dar o melhor para a família”

A artista trans Ivana Spears fez um post dizendo estar triste e que jamais vai escrever os momentos de alegria e os conselhos. “Ela sempre será um mito. Chegou onde muitas gostariam com honestidade. Luz, amada, e que Nossa Senhora te receba, Patricia Araújo, a mais linda de todas”. Ivana compartilhou um dos momentos ao lado de Patricia com outras amigas.

66312562_2115669915209348_2282987435237310464_n
Ivana Spears (à direta)compartilhou

A hostess trans Izabely Luca contou que Patricia foi uma inspiração e lembrou de quando teve o primeiro contato. “A conheci em Copacabana, assim que cheguei no Rio. Meus olhos brilharam, fiquei desconcertada quando a vi na minha frente. Uma inspiração. Que deus a tenha, que Deus nos guarde, nos proteja de todos os males desta vida. Eterna Patricia Araújo”.

Leonora Áquila também deixou a sua mensagem: “Nossa linda Patrícia Araújo foi vencida pela depressão e morreu. Ficou conhecida depois de atuar na novela Salve Jorge. Em 2009 desfilou no fashion Rio e abalou as estruturas. Ela tinha 37 anos e era uma das trans mais lindas do Brasil. Vamos orar por ela”.

Já a modelo trans Sabrina Ernst, que era amiga de Patricia, fez um desabafo sobre depressão. “Será muito pedir que essa praga chamada depressão saia do nosso mundo? Meu chão, meu alicerce, cada dia mais ruído, a cada passar de ano uma pessoa a menos. Pode ser a amiga, pode ser a conhecida, mas hoje se tratou de você, mana. Como assim Deus resolveu balançar o mundo para que possamos notar a dor da perda? Que Deus te receba, conforte a dona Terezinha. Fica em paz e que  Deus te cuide”.

O jornalista Neto Lucon, do site NLUCON, também lamenta profundamente a morte e ressalta a importância de Patricia na história das travestis. Foi por meio dessa amizade que ela estrelou o ensaio Virgula Girl, do site Virgula, sendo a primeira e única travesti a posar para a editoria de fotos, que geralmente era voltada para ex-BBBs, assistentes de palcos e modelos cis.

“Patricia conseguiu ocupar muitos lugares com pioneirismo e abriu muitas portas, ainda que não se desse conta e fosse muito criticada. Foi ela que nos anos 2000 desbravou passarelas, revistas femininas, masculinas, novelas e séries num período em que ainda viam com deboche a possibilidade de uma modelo ou atriz travesti.  Muitos diziam que era a mais linda do Brasil, mas ela dizia apenas que tinha estrela. E de fato brilhou muito, colheu louros e também foi alvo. Para além da fama, foi uma amiga querida que vai deixar muitas saudades”, finaliza.

# RIP PATRICIA ARAUJO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.