Ir para conteúdo

Jornalista trans Alex Fernandes lança site sobre histórias familiares pré e pós eleições

Por Neto Lucon

O jornalista Alex Fernandes, homem trans de 24 anos, lançou recentemente o site jornalístico Política entre (Parentes). Com entrevistas exclusivas, ele visa trazer histórias familiares pré e pós eleições presidenciais no Brasil, tendo em vista que muitas relações foram afetadas pelos posicionamentos políticos.

“Meu objetivo com o site é contar histórias humanizadas de pessoas em minorias sociais, inclusive sobre como o governo atual influenciou em suas relações pessoais”, declara ao NLUCON, salientando que “família é um ponto importante, mas não apenas de sangue”.

Recém-formado pela Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Alex realiza as entrevistas de maneira profissional, de preferência pessoalmente e com muita sensibilidade. Fazendo sempre o dever de casa, ele traz a elaboração prévia das perguntas, abordagens relevantes, inteligentes e uma minuciosa edição.

A primeira entrevistada é Rafaela Amorim Pereira, mulher cis de 24 anos, formada em Publicidade e que trabalha como Assistente de Comunicação em uma marca de roupas femininas. A segunda, publicada nesta quinta-feira (11) foi com Neto Lucon, de 32, jornalista cisgênero e criador do site NLUCON, voltado para pessoas LGBT com foco em pessoas trans.

Alex realiza as matérias de maneira independente e individual. Ele explica que há a possibilidade de outros dois colegas, com quem havia conversado anteriormente, passarem a entrevistar, escrever e firmar parceria para a página.

alex e neto lucon
Alex Fernandes entrevista o jornalista Neto Lucon

POLÍTICA E FAMÍLIA

O texto de Alex é fluido, gostoso e fácil de ler. Por meio dele, é possível conhecer, humanizar e se aproximar dos entrevistados, conhecer curiosidades da vida e, por fim, falar sobre política. Rafaela, conta, por exemplo, que chorou muito antes das eleições e pensava que todos os seus amigos morreriam e que o pai seria levado para a polícia toda hora. Uma situação que ela já presenciou anteriormente.

“Agora, eu acho que o governo não vai me afetar tanto. Afetar a mim, pessoa física, Rafaela. Não acho que minha liberdade será tirada, pelo menos o tanto de liberdade que tenho agora”, diz. Apesar disso, ela afirma que está evitando falar sobre política e ler sobre a família Bolsonaro para não prejudicar o psicológico. “Mano, eu sonhei com o Flávio Bolsonaro”, exclamou.

A publicitária diz que Bolsonaro é uma farsa e que nem sabe o que está fazendo. “Quer dizer, a gente já sabia disso, mas ele tá se mostrando uma farsa para quem apoiou ele também, achando que ele era o auge da masculinidade autoritária e que iria mudar isso que tá aí, taoquei? Então ele, em si, não acho que vai (ser uma ameaça). A política dele talvez não seja uma grande coisa. Os eleitores dele, por outro lado”.

Neto também diz que muitos eleitores de Bolsonaro se arrependeram do voto e que, hoje, tentam resgatar contato. “Foi um divisor de águas. Tem gente que não tem como, perdeu o vínculo mesmo. Acho que o lado bom disso tudo foi enxergar quem são as pessoas, elas tiraram a máscara. Por outro lado, algumas foram levadas pelo antipetismo e tal, então tá sendo um desafio agora voltar com esses vínculos, seja com família ou amigos”.

O jornalista diz que os tempos atuais estão levando as pessoas a lutarem, mas não necessariamente porque tudo piorou, já que a LGBTfobia, o machismo e o racismo sempre estiveram presentes. Mas porque a situação ficou apenas visível.

“Todas as pessoas trans que eu entrevistei dizem que o fascismo, a violência, tudo que está vindo à tona, sempre foi realidade para elas. Para muita gente ficou escancarado, mas para elas já era comum. Falarmos sobre direitos trabalhistas é uma coisa, mas pessoas trans muitas vezes nem conseguem entrar no mercado formal de trabalho, que dirá falar sobre se aposentar!”.

O SITE

Você pode conferir essas e entrevistas futuras e textos no site: https://politicaentreparentes.wordpress.com. Uma excelente opção para quem quer falar sobre política, refletir sobre caminhos e narrativas e ainda conhecer boas histórias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: