Ir para conteúdo

Homem trans e mulher trans celebram o amor em casamento histórico na Índia

Por Neto Lucon
Fotos: (Dibyangshu Sarkar/Getty)

A Índia realizou no dia 5 de agosto o primeiro casamento entre pessoas trans da história do país. A cerimônia tradicional hindu celebrou o amor de da mulher trans Tista Das, que é ativista no país, e o homem trans Dipan Chakraborty e ocorreu em Agarpara, Kolkata.

“Sempre acreditei que o amor não tem gênero e Dipan e eu provamos isso”, afirmou Tista ao The Times of India, que estava vestida com o tradicional sari. Dipan acrescentou: “Eu tenho muita sorte de ter Tista como minha esposa. Este é o melhor dia da minha vida”.

Os dois se conheceram em um espaço voltado para o atendimento de pessoas trans, onde Tista trabalhava enquanto ativista. Dipan aparece procurando atendimento e logo se deparou com a atenção e o carinho daquela que se tornaria sua esposa.

O noivado foi firmado no dia 15 de abril, quando é comemorado o Dia Nacional da Visibilidade Trans na Índia. E o casamento ocorreu baseado no direito recém conquistado pelo Supremo Tribunal de Madras em abril de 2019. Ele diz que mulheres trans tem o direito de serem reconhecidas como noivas.

Para a cerimônia ocorrer, Dipan teve que correr atrás de obter novos documentos de sua identidade, já que ele havia se revelado homem trans há pouco tempo. Após a regulamentação da documentação, o casal contou com a ajuda de amigos, vizinhos e familiares para que houvesse a cerimônia.

A mãe de Tista, Subhra Das afirmou que todos chegaram a passar por muitas dificuldades devido ao preconceito, mas ressaltou que “os pais devem sempre apoiar os seus filhos”. No dia do casório, ela estava muito feliz com a celebração do amor dos dois. “Estou feliz em ver minha filha se casar com alguém como Dipan”.

O casamento foi feito por Pandit Biswajit Mukherjee, que classificou o momento como “evento histórico”. “Eu nunca vi nada assim. Estou feliz por fazer parte disso. Eu cheguei a cancelar outro compromisso para estar aqui”, contou.

Aparajita Bose, membro da Rede de Direitos humanos de Kolkata, disse que o casamento “terá um enorme impacto” na comunidade trans que ainda “teme ser rejeitada pela sociedade”. “Desejo a Dipan e a Tista uma feliz vida de casados”, disse Bose. “Ambos são seres humanos maravilhosos”, finalizou.

“Este é o melhor momento da minha vida”, disse o noivo

Categorias

Pride, Realidade

Tags

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: