Ir para conteúdo

Dan Abranches deixa The Voice com apresentação e mensagem emocionantes

Por Neto Lucon

Dan Abranches encerrou na noite de quinta-feira (05) a sua participação no The Voice Brasil, da TV Globo. Na Rodada de Fogo, terceira fase da eliminatória, o cantor emocionou os telespectadores, mas não foi escolhido pelo técnico Lulu Santos para continuar no programa.

Dan cantou a música Blues da Piedade. Mostrou muita afinação, alcance vocal e sinceridade ao mergulhar e sentir, de olhos fechados, mas boca e coração abertos, na mensagem da letra profunda e de cunho social e político escrita por Cazuza (1958-1990) e Frejat.  

No refrão, o artista soltou a voz: “Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Pra esse gente careta e covarde / Vamos pedir piedade / Senhor, piedade! / Lhe dê grandeza e um pouco de coragem”. Foi bastante aplaudido, sobretudo num momento político/conservador cuja performance foi absorvida.

Na decisão, Lulu disse que adora e é fã de Dan e destacou que ele é um artista com verdade própria e sinceridade. Contudo, pontuou que o cantor fez uma performance com os olhos fechados, sendo que “o olho é o espelho da alma”. A escolha do cantor foi, então, para Flora Cruz, que cantou My Everything, de Ariana Grande, e Lúcia Muniz, que embalou My Immortal, da banda Evanescence.

Dan, Flora e Lúcia faziam parte do time de Lulu Santos

O artista agradeceu a participação no palco, elogiou o técnico e encerrou a sua trajetória na atual edição do reality show musical. Vale dizer que Dan entrou para a história como o primeiro homem trans a participar da competição no Brasil, tendo grandes e elogiados momentos na competição nas Audições às Cegas e na Batalha. Primeiramente cantou Believer, da banda Imagine Dragons, e depois a música Try, ao lado da cantora Carol Coutas.

PÚBLICO LAMENTOU E VIU INJUSTIÇA

Nas redes sociais, muita gente questionou a decisão do técnico, ainda mais por ter escolhido logo de cara uma das concorrentes que não atingiu as notas altas da música e desafinou em dois momentos. Outras pessoas classificaram com injusta a decisão, pois se emocionaram com a performance e veem como um charme, não um problema, o jeito próprio e contido do cantor se apresentar.  

O perfil de @valeriadecs escreveu no Instagram:” Você foi maravilhoso! Seu jeito introspectivo com os olhos fechados é lindo. Não muda não!. @dadi.juba concordou: “Isso! Não muda não!”. E @thatxiane emendou: “Também acho lindo”. Já @dagmaraguiarforechi opiniou: “Amei sua participação, o recado foi bem dado!”.

@carlica escreveu: “Vc é incrível! Pra mim, não merecia ter saído, sua voz é única e seu estilo é muito especial, vc passa uma verdade, um sentimento real q a gente n encontra por aí. Estarei ansiosa por seus futuros projetos”. Já @alinemaure destacou a importância do trabalho de Dan. “Artista com personalidade. É de artistas como você que esse país está sedento. Para mim, foi campeão desde a primeira apresentação”.

Já no Twitter, vários perfis lamentaram a saída e apontaram para injustiça. @httpmartho desabafou: “Assisti the voice e fiquei até indignada com a eliminação do Dan Abranches”. @karinbrinckmann também não concordou com as escolhas do técnico: “Dan é o melhor do The Voice Brasil foi expressamente injustiçado, mas sua carreira será um sucesso”.

DAN DIZ QUE CONSEGUIU PASSAR MENSAGEM

No Instagram, Dan declarou que estava muito grato por receber apoio e carinho do público. “Nunca me imaginei em um programa de competição vocal, sempre me vi mais como um cara que ama música e que faz música como uma forma de me libertar dos meus medos e frustrações. Compor foi e é minha terapia. Música sempre foi e continua sendo minha vida, minha voz”.

O artista n diz que desde que recebeu o convite para participar do The Voice pensou muito se era um formato que estaria encaixado, mas que decidiu experimentar e abraçar a oportunidade. “Nunca vi como uma disputa e sim uma forma de dar o meu recado e me despedi com ele, com uma letra que me representa de um artista que me inspira”

Por fim, disse que o programa promoveu conhecer pessoas incríveis e experiências que o fizeram se inspirar e evoluir. Ele agradeceu mais uma vez o público e pediu para ficarem ao lado dele, pois em breve terá novidades. “Esse ano tem um CD prontinho para vocês”, adiantou. Quem já está na fila?   

Categorias

Pop e Art

Tags

Um comentário em “Dan Abranches deixa The Voice com apresentação e mensagem emocionantes Deixe um comentário

  1. Tudo é político e vivemos uma onda horrorosa, movimentada por pessoas horrorosas. Nesta temporada do “Cozinheiros em Ação” tem um casal de homens e um jovem que foi com a sogra, que é mãe do esposo dele. Em um momento da competição o casal de homens venceu uma prova e acabaram dando um selinho que foi comemorado pela Carmem Virgínia. Depois disso o mesmo casal ganhou outras provas e a comemoração ficou tímida. Todo reality é editado, o próprio The Voice nunca foi um exemplo certo de “justiça vocal” e o próprio Lulu já reclamou de escolhas da audiência. Não estou dizendo que o caso do Dan possa ser de injustiça, programas como The Voice não olham só a voz, temos que entender que analisa-se o artista como um todo, inclusive a sua projeção enquanto imagem, e nisso, cantar com olhos fechados pode mesmo ter um grande peso. O The Voice americano apresenta a mesma estrutura, e muitas vezes “rostos mais pop”, jovens, mais enquadrados em uma proposta “comercial” do programa podem sim serem mais interessantes de ficar. Mas nisso tudo já ter tido um homem trans se apresentando em rede nacional e as pessoas vendo isso, se emocionando com ele, vendo-o cantar e curtindo, é maravilhoso. É importante e é político! Muito sucesso para este cara!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: