Ir para conteúdo

Lutadora trans de MMA, Anne Veriato é estrela de comercial premiado

Por Neto Lucon

A lutadora Anne Veriato, que se tornou notícia em 2018 por ser a primeira lutadora transexual brasileira a competir contra homens cis no MMA, tornou-se garota-propaganda de um comercial de protetores bucais. A peça “I am Anne” (Eu sou Anne) foi produzida pela agência Young & Rubicam para a Force Field e vem fazendo sucesso em todo o mundo desde o lançamento, em abril deste ano.

Dirigida por Rafa Damy, da Madre Mia Filmes, ela acaba de ganhar o Crystal em Filme Craf (Cinematography) no Festival AD Stars 2019, realizado em Busan, na Korea. Trata-se de um festival cujo valor final é a “humanidade” e a união de uma plataforma de comunicação, com criatividade e tecnologia de ponta, para um mundo melhor. A campanha foi reconhecida por ampliar a mensagem de respeito à diversidade.

“Eu sou Anne” mostra algumas passagens marcantes da transgeneridade, do preconceito e dos treinos exaustivos da lutadora. Desde quando ainda era lida enquanto garoto, treinava com homens e era desencorajada a viver sua verdadeira identidade de gênero. Até o momento em que ela consegue externalizar a mulher que é e, apesar da transfobia e desafios, mantém o sonho de lutar. Ela escolhe, inclusive, competir contra homens cis. Por fim, no ringue, ela recebe um protetor bucal com o seu verdadeiro nome: Anne.

“No começo eu não sabia bem que eu era. Então eu tive que lutar para descobrir. Lutei para mudar o meu nome. Lutei para me vestir como uma garota. Lutei apra me tornar uma mulher. Eu tive que enfrentar preconceitos por toda a minha vida”, diz Anne em um dos trechos.

PELOS DIREITOS DAS PESSOAS TRANS

O filme trouxe consigo o movimento #EuSouAnne, em respeito ao nome, aos direitos e à vida das pessoas. O lançamento ocorreu em locais de São Paulo onde agressões e assassinatos de pessoas trans ocorreu, mapeados pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), por meio de projeção em prédios, muros e casas. Segundo a instituição internacional Transgender Europe, o Brasil é o país onde ocorre o maior número de assassinatos* contra pessoas trans em todo o mundo (*em números totais).

Esta não é a primeira vez que Rafa Damy faz um comercial com protagonistas trans. Em 2017, ela lançou um comercial bastante sensível sobre O Dia dos Pais, com a história de um homem trans, para o GGB. Neste ano, ele também divulgou a trajetória de uma adolescente trans, inspirado no comercial clássico Meu Primeiro Sutiã. Segundo ele, em entrevista ao NLUCON, todos os trabalhos e roteiros contam com o apoio e colaboração de pessoas trans e tem como objetivo ajudar acabar com o preconceito.

“A maior satisfação que o meu trabalho traz é conseguir abrir os olhos das pessoas que tem preconceito, para que elas consigam enxergar e ver que tudo isso é uma besteira, que é preciso aceitar a vida das pessoas e os caminhos que elas traçaram. Com esses trabalhos é possível mexer com as emoções das pessoas, nem que seja de uma forma muito pequena, então existe um valor e um crescimento muito grande”, declara.

Assista ao filme (em português e inglês):

FICHA TÉCNICA AGÊNCIA:
Campanha/Título: Eu sou Anne
Cliente: ForceField
Agência: Young & Rubicam
VP de criação: Rafael Pitanguy
Direção de criação: Rafael Pitanguy
Redação: Rafael Campello, Moreno Comini, Rafael Bornacina, Rafael Damy
Direção de arte: Rafa Oliveira, Renata Antunes

FICHA TÉCNICA MADRE MIA FILMES
Produtora: Madre Mia Filmes
Diretora Comercial: Telma dos Reis
Produção Executiva: Edgard Soares Filho
Direção: Rafa Damy
Assistente de direção: Barbara Aranega e Henrique Taipas
Direção de fotografia : Guilerme Musé
Figurino: Cleber Lucin
Make : Mirian Kanno
Coordenação de produção: Ana Paula Domingues
Direção de produção: Paula Ortiz
Produtora: Nathalia Francatto
Coordenação de Pós Produção: Alexandre Fernandes
Assistente de Coordenação de Pós Produção: Gabriel Leça
Produtora de Som: Lógico Music
Montador: Alan Porciuncula
Correção de cor: Burn Color Grading
Motion: Jorge Pereira
Central de cópias: Pedro Viciti e Welthon Lopez

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: