Ir para conteúdo

Tsão por couro! Quatro homens disputam título de Mister Leather Brasil 2019

Por Neto Lucon

Quatro homens com roupas de couro, espírito fetichista e muito sex appeal disputam neste sábado (12) o título de Mister Leather Brasil 2019, no Eagle São Paulo, em São Paulo. Trata-se de um concurso que irá eleger o represente da comunidade Leather e Fetichista brasileira e que terá o direito de disputar a etapa internacional.

Segundo o site oficial, os finalistas são: Dom Papai, 38 anos, jornalista, nascido em Belo Horizonte e radicado em São Paulo. Fiel, paulistano de 30 anos que trabalha como jornalista. Ig Leatherboy, 31 anos, advogado curitibano que atualmente mora em São Paulo. E Luiz Leather, 28 anos, químico e mineiro de Belo Horizonte.

Todos tem relação direta com a comunidade Leather, comunidade LGBT e usam pseudônimos. Ig conta, por exemplo, que iniciou “sua vida leather” em 2014, vendo inicialmente como fetiche sexual realizado em ambientes íntimos. Com o tempo passou a frequentar festas com a proposta couro e, quatro anos depois, já estava envolvido com a realização de festas e encontros. O mesmo ocorre com os demais.

Para Fiel, ser “leather” é gostar da sensação que o couro traz, o toque o peso, sendo que ele mexe com fetiches, sensualidade e poder. “Mas couro não é só sexo. Somos uma comunidade que te conecta à história da sexualidade no mundo. Para os gays, tem ainda mais força, pois representa os primeiros homens que deram suas caras a tapa nas ruas de Berlim e São Francisco. É neste lado cultural, de lifestyle que gosto de enquadrar o couro”.

O que é Cultura Leather?
Muito mais que um fetiche, a cultura Leather é vista como parte do movimento contra-cultura que nasceu nos anos 50. A premissa é romper os modelos e expectativas sociais vigentes. Não é por acaso que homens gays historicamente foram identificados ao vestir peças com materiais de couro. Ela se difundiu ao longo dos anos, tornando-se fetiche, life-style, sem perder a proposta de pertencimento, comunidade, comportamento e liberdade sexual.

Segundo Dom Papai, o objetivo de se candidatar a Mister Leather é incentivar a integração entre as ações realizadas em BH, Recife e Goiás. “Também quero reforçar a receptividade e a familiaridade da comunidade leather para com novos integrantes, mostrando que a nova geração de aficionados por couro recebe de braços abertos todos aqueles que desejam vivenciar pleanamente seus fetiches”.

Luiz Leather também afirma que pretende dificundir a cultura leather em outras regiões e mostrar que, com persistência e união, é possível solidificar pequenas comunidades. “É por essa filosofia que fui escolhido pelo grupo Leather de Minas para representar nossa comunidade local no concurso Mister Leather Brasil. Meu principal projeto é utilizar essa plataforma nacional para ser ainda mais presente nas diversas comunidades brasileiras, fortalece-las e representá-las com orgulho no concurso internacional”.

Veja fotos e envolvimento dos candidatos

“Sou secretário do Clube Leather Brazil, já fui jurado do concurso Mister Leather, sou diretor de secretariado da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil e fundador do Coral Câmara LGBT por Maestro Ettore Verissimo. Além da constante atuação em eventos da Eagle São Paulo, fui um dos co-responsáveis pela chegada do Bluf Social ao país, ao lado de Dom PC e um dos fotografados do Calendário Leather 2019”.

“Fui um dos participantes do Calendário Leather, um dos principais disseminadores da comunidade dog play e organizador ao lado de Dom Barbudo do Jantar Leather, um dos maiores eventos do meio em São Paulo. Utilizo meu Instagram como fonte de conteúdo e já escrevi sobre o tema para veículos como a FLSH Mag e a Vice. Meu contato com o couro foi por meio do BDSM, quando produzi um documentário jornalístico sobre autoflagelação”. 

“Em 2018, achei que era a hora de transformar as festas esporádicas em encontros frequentes, e assim nasceu o Couritibano. Em meados de 2018 fui convidado por a participar do projeto do Leather Club Brazil, do qual fui o responsável pela elaboração e revisão do Contrato Social. Atualmente, sou conselheiro Fiscal do Leather Club Brazil, que está em vias finais de registro para que possamos iniciar o cadastro de associados”.

“Sou membro do grupo Leathers de Minas, onde atuo como organizador de eventos como os encontros mensais, o final de semana do orgulho Leather, evento paralelo à parada do orgulho LGBTQ+ de Belo Horizonte. Colaboro com o site blubr, onde escrevo matérias sobre relações sociais e sexualidade, além de fazer conexão da comunidade leather brasileira com a comunidade leather argentina”.

FAIXA E CONCURSO INTERNACIONAL

Promovido pelo Eagle São Paulo, o concurso tem na comissão organizadora Dom Barbudo (Mister Leather Brasil 2017), Dom PC (Mister Leather Brasil 2018) e Heitor Werneck (Projeto Luxúria.

Para levar a faixa, o Mister Leather Brasil deve atender uma série de exigências, passar por diversas etapas e atingir altas pontuaçõess. Dentre elas está passar pela votação online, vestir-se com trajes em couro, dar entrevistas, performar com desenvoltura e mostrar segurança. Todos os misters devem ter mais de 18 anos, morar no Brasil, serem cis ou trans.

Quem faturar a faixa nacional, terá o direito de disputar como representante brasileiro do 42° concurso internacional Mister Leather, que acontece em em maio de 2020 em Chicago, nos Estados Unidos. Vale destacar que o concurso não prevê custear ou patrocinar a viagem ou os figurinos, ficando por conta do próprio mister eleito a responsabilidade.

Confira todos os perfis na íntegra clicando aqui.

Fotos: @calle.95fotografia
@masculicidade 
@castroedore

Gostou? Então compareça no concurso e veja de perto a escolha do novo Mister Leather Brasil.

SERVIÇO

DATA DO CONCURSO: 12 de outubro de 2019.
LOCAL: EAGLE SÃO PAULO – Rua Augusta, n° 620 – São Paulo – SP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: