Ir para conteúdo

Família faz surpresa linda a homem trans e mostra que com afeto tudo é mais leve

Por Neto Lucon

O auxiliar de cozinha Richard Alcântara, homem trans de 22 anos, recebeu uma emocionante surpresa de sua família no último sábado (05), durante o aniversário da mãe em São Caetano do Sul, São Paulo. Tratou-se do momento em que tios, amigos e parentes ao apareceram com a mesma fita adesiva que ele usa no peitoral – para disfarçar o volume – com a finalidade de mostrar respeito e apoio.  

No vídeo que viralizou nas redes sociais na segunda-feira (07), é possível ver que todos os homens cisgêneros da família se posicionam de costas para Richard. Quando ele se aproxima, todos viram, exibem a mesma fita que Richard está no peito e o aplaudem. “É pra você, meu irmão, porque você merece. Você é homem igual a mim”, diz um dos familiares. Richard sorri e se emociona com a homenagem.

Na entrevista que deu ao site Rio Gay Life, ele declarou que a surpresa ocorreu após o tio Osvaldo de Alcântara, de 48 anos, perceber que ele estava nervoso e com medo de ficar sem camisa em frente de toda a família, já que seria a primeira vez que os familiares o veriam assim. “Fui ao banheiro e eles começaram a insistir para que eu não saísse de lá. Quando saí, estava essa homenagem para mim. Eles me dizendo que eu sou homem igual a eles”.

Para Richard, “foi a coisa mais linda que eu já vi em toda a minha vida”.

O momento chamou atenção nas redes sociais e fez pipocar comentários positivos. Sobretudo porque num mundo com altos índices de transfobia e com muitas famílias vendo a transgenderidade como um problema, a família de Richard mostra que tudo pode ser mais leve, mais afetuoso, mais acolhedor e mais fácil. Afinal a transgeneridade não é um problema, mas apenas mais uma característica dentre tantas outras que Richard tem.

Ao contar a sua trajetória para o Rio Gay Life, o auxiliar de cozinha declarou que foi um árduo caminho até se entender homem trans. Inicialmente ele se identificou como mulher lésbica, mas continuava sentindo desconforto em relação ao gênero. Foi após assistir a novela “A Força do Querer”, da TV Globo, na qual havia o personagem homem trans Ivan, que ele passou a se entender. Ao conversar com a mãe, houve choro e aceitação. “Ela começou a chorar. Disse que me aceita do jeito que eu sou e tem muito orgulho de mim. A gente começou a se abraçar, a chorar junto, foi lindo”. Há cinco meses ele iniciou a terapia hormonal.

A namorada Yuri Almeida – responsável pela publicação do vídeo – afirmou que a surpresa é bastante significativa, pois há um ano Richard sofria com a fase de aceitação e temia a rejeição da família. Chegou a pensar até em suicídio por consequência de depressão. “Mas o que ele não sabia é que tudo tem seu tempo e nada acontece por acaso”, escreveu ela. “Essa é uma demonstração de amor incondicional de uma família, mesmo com tanta adversidade sempre colocou amor e união acima de tudo”, continuou.

Em um segundo vídeo, o tio diz: “Pra quê amor maior que o da família?”. Que o momento inspire outros lares!

Vakinha para realizar cirurgia

Após a repercussão, Richard divulgou uma vaquinha para realizar a cirurgia que masculiniza o peitoral, conhecida como mastectomia ou mamoplastia masculinizadora. Você pode ajudar clicando aqui.

Assista ao vídeo:

Categorias

Pride, Realidade

Tags

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: