Na ação, em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT (28), uma pessoa de cabelo colorido anda na direção contrária das pessoas, recebe olhares intimidadores e ameaça com uma lâmpada. Até que uma mulher negra resolve caminhar na direção dele e outras pessoas também.
Participam do clipe Yollanda Maakeo, Renata Bastos, Joao Liechtenstein, a drag queen Gina Yamamoto, o jornalista Alberto Pereira Jr., Gisa Gabriel, David Wendefilm, entre outros.
Ao fim, estão todos – LGBTs, cis, héteros, drag queens – caminhando juntos e com sinalizadores de fumaça nas cores do arco-íris, símbolo da diversidade sexual e de gênero. Realmente, “desceu redondo” com a diversidade e corajosamente frente ao público machista e com possível parcela LGBTfóbica.
Vídeo:
.
Outra propaganda que acertou na verdadeira visibilidade LGBT – e não somente em um tipo de LGBT, ou seja no gay, cis e normativo – foi a da marca de cosméticos Avon.
Também feita para o Dia do Orgulho LGBT, o vídeo promoveu uma propaganda com personalidades que estão livres das amarras de gênero. Todas maquiadas, dando pinta e misturando tudo-ao-mesmo-tempo-agora.
Dentre elas, o cantor Liniker, a Jéssica Tauane do Canal das Bee, o ativista Gustavo Bonfiglioli, o ativista trans Ariel Nobre, As Bahias e a Cozinha Mineira, dentre outros.
“A pele não tem gênero nem preconceitos. Essa é o recado que o Novo BB Cream Matte Avon Color Trend tem para você”, diz a descrição da campanha publicada no YouTube, que finaliza: “Lacre também é luta”.
Assista ao vídeo: