Quem estiver em São Paulo não pode perder a programação da Semana da Visibilidade Trans, em alusão ao Dia da Visibilidade Trans, 29 de janeiro. As atividades vão de debates, exibições de filmes, palestras, worskshops e shows e serão espalhadas em diversos espaços da cidade até o dia 2 de fevereiro. A entrada é gratuita.
A organização é do movimento social – ongs, associações, instituições e ativistas – com o apoio da Coordenação de Políticas para LGBT, da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC). Vale dizer que a data entrou desde 2018 para o Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo pelo Decreto 58.227.
Dentre as próximas atrações, ocorrerá nesta terça-feira (30) das 14h às 16h o Trans Café no Centro de Cidadania LGBTI – Luiz Carlos Ruas (Rua Visconde de Ouro Preto, número 118, Consolação). Será uma tarde com atividades culturais, confraternização e show de pessoas trans e travestis.
A partir das 18h, a Casa Florescer recebe o Jantar Trans e a Roda de conversa “Interseccionalidades e Sororidade”. A roda é mediada por Nicole Mahier e Jacque Chanel e o jantar é organizado pelo projeto Ong Séforas. Haverá ainda apresentações artísticas das travestis e mulheres trans que residem da casa de passagem. Ela é localizada na Rua Prates, 1101, Bom Retiro.
Na quinta-feira (1º) haverá às 18h a programação do SP Transvisão, da SP Escola de Teatro (Praça Roosevelt, 2010, Consolação). No evento, haverá performances artísticas de pessoas trans e o lançamento do concurso “Trans-critos, relatos de vidas”. Na data também vai ocorrer o prêmio Claudia Wonder, destinado a pessoas e entidades, cuja atuação está ligada à visibilidade das causas trans e travestis.
Outro destaque é a quarta edição da Caminhada Pela Paz – “Travestis e Transexuais: Nossas vidas importam”, que ocorre a partir das 13h na Rua Líbero Badará, 39, Sé. A caminhada é idealizada pela ONG CAIS e tem como objetivo levantar a discussão sobre enfrentamento às discriminações, violências e violações sofridas pela população de travestis, mulheres e homens trans. Saiba mais aqui.
Vale dizer que diversas atividades já ocorreram e contribuíram para a visibilidade, reflexão e luta por direitos da população trans e travesti, e o combate a transfobia. Confira abaixo a programação atualizada:
REGIÃO CENTRAL
30/01 – Trans Café
Local: Centro de Cidadania LGBTI – Luiz Carlos RuasRua Visconde de Ouro Preto nº 118 – Consolação
Horário: 14h às 16h
Atividade cultural com show de pessoas trans
01/02 – Apresentações artísticas
Local: SP Escola de TeatroPraça Roosevelt, 210, Consolação
Horário: 18h
Lançamentos de exposição e do Concurso “Trans-critos, relatos de vidas”, além de seis shows de artistas trans e a entrega do prêmio Claudia Wonder, destinado a pessoas e entidades cuja atuação está ligada à visibilidade das causas de travestis e transexuais.
02/02 – 4ª Caminhada Pela Paz
Local: Rua Líbero Badaró, 39, Sé
Horário: 13h
Caminhada idealizada pela ONG CAIS, tem como tema “Travestis e transexuais: Nossas vidas importam”, com o objetivo de levantar a discussão sobre enfrentamento às discriminações sofridas pela população de travestis, homens e mulheres trans.
02/02 – 1º FESTRANS – Festival de Arte e Cultura de Travestis e Transexuais de São Paulo
Local: Largo do Arouche
Horário: 16h30
REGIÃO NORTE
30/01 – Jantar Trans e roda de conversa “Interseccionalidades e Sororidade”
Local: Casa FlorescerRua Prates, 1101, Bom Retiro
Horário: 18h
Roda de conversa mediada por Nicole Mahier e Jacque Chanel, seguida do Jantar Trans, organizado pelo Projeto ONG Séforas, finalizando com apresentações das acolhidas da Casa.
REGIÃO LESTE
30/01 – Oficina de MCLocal: Centro de Cidadania LGBTI – Laura VermontAv. Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Horário: 13h às 17h
Dia 31/01 – Chá das DivasLocal: Centro de Cidadania LGBTI – Laura VermontAv. Nordestina, 496 – São Miguel Paulista
Horário: 14h às 16h
Encontro voltado para confraternização das beneficiárias e beneficiários do Transcidadania.
31/01 – Apresentação do projeto do livro-reportagem “Transmasculinidades”Local: Centro de Cidadania LGBTI – Laura VermontAv. Nordestina, 496 – São Miguel PaulistaHorário: 16h às 18h
Apresentação do trabalho de autoria do jornalista Luiz Fernando Prado Uchoa com participação de Yasmin Pestana e Rafael Faber da Defensoria pública do Estado de São Paulo, falando sobre direitos em geral.