Bandeira do Orgulho Trans é hasteada na Universidade Federal do Espírito Santo admin Fevereiro 12, 2019

Bandeira do Orgulho Trans é hasteada na Universidade Federal do Espírito Santo

Bandeira trans é hasteada na UFES (Foto: Fórum LGBT do ES)

A bandeira do Orgulho Trans – nas cores rosa, azul e branca – chamou atenção na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ela foi hasteada na manhã da última segunda-feira (21) no Cine Metrópolis, Campos Goiabeiras, no Espírito Santo, reunindo a presença de diversas pessoas trans e aliados cis.

Tratou-se de uma ação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantes e Cidadania em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, que ocorre no dia 29 de janeiro. A ação foi acompanhada por alunos, professores, médicos, ativistas e apoiadores do movimento.

Segundo o oficial site da UEFS, a vice-reitora Ethel Maciel declarou que “a causa trans é uma questão da esfera pública e diz respeito à universidade e a toda sociedade”, sobretudo porque ainda hoje a identidade de gênero ainda é causa de violência e morta. “Estamos aqui lutando contra o preconceito”.

Viviana Corrêa, servidora do Departamento de Cidadania e Direitos Humanos da Ufes e uma das organizadoras, declarou que o Dia Nacional da Visibilidade Trans é importante, pois ajuda a mostrar e a debater o preconceito que a população sofre no país. “A gente incomoda porque ousamos estar nos lugares onde antes não estavam pensando em nós.

Na solenidade, Katherine Pereira Burock, representante do movimento Em Trânsito, e Cadu Medeiros de Melo, do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades, entregaram uma carta aberta à Administração Central e a superintendência do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), dando sugestões para o Ambulatório de Diversidade de Gênero do Hucam, que atende pessoas trans. A superintendente do Hospital, Rita de Freitas, reafirmou o compromisso com a avaliação das demandas apresentadas.

O evento contou com a presença dos pró-reitores de Assuntos Estudantes e Cidadania, Gelson Junquilho e de Extensão, Angélica Espinosa, o vice-ce presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos da Ufes Edgard Rebouças, o defensor público Douglas Admiral Louzada, o coordenador estadual de Política para LGBTs Marcos Vinicius, o presidente do Conselho Estadual LGBT do ES Fabio Veiga, a representante do Ambulatório de Diversidade de Gênero do Hucam, Neide Aparecida Boldrini; e a médica voluntária do Ambulatório Ilza Natalia Becher.

Na noite de quinta-feira (24), a programação continuou com um Cine Debate do Mês do Orgulho Trans, no Cine Metrópolis. O evento contou com a exibição dos curtas À Luz do Dia, Transvivo e “Eu, mulher”, seguido de um debate com Carlos Eduardo de Melo, Benjamin Nascimento, Viviana Corrêa e Julia Santigliani. O evento contou com parceria do Instituto Brasileiro de Masculinidades e o Fórum Estadual da Juventude Negra do ES.

Assista ao vídeo: