Um ano após ser duramente criticado por fazer comentários transfóbicos na trasmissão do Oscar 2018, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho deixará de ser o comentarista oficial do Oscar 2019 na TNT, informou o site Notícias da TV.
Ainda que a TNT não tenha comentado o motivo da decisão de retirar Rubens como crítico oficial, sabe-se que os comentários no mínimo deselegantes no último ano causou polêmica e levou a própria TNT se pronunciar.
No caso, ele disse que a atriz Daniela Vega, que é protagonista do filme Uma Mulher Fantástica e é uma mulher transexual na vida real, “é na verdade um rapaz”. Em outros momentos, disse que Frances McDormand é uma “senhora que não é bonita e deu show de bebedeira no Globo de Ouro”. E que Peter Dinklage “é anão, mas tem uma atuação excelente”.
Após os comentários negativos, a TNT soltou o comunicado: “A TNT repudia toda ação e/ou manifestação preconceituosa de qualquer natureza. A marca valoriza, incentiva o respeito, a inclusão, a diversidade em todas suas iniciativas para levar o melhor conteúdo e entretenimento para seus fãs”.
“Alinhado a esse propósito, a direção da TNT já conversou com o comentarista Rubens Ewald Filho para evitar que episódios como os comentários feitos durante a transmissão do Oscar no último domingo se repitam”.
Em entrevista ao Terra, Rubens afirmou que não se considera transfóbico. “Sempre lutei a favor daquilo que é certo, do indivíduo, das minorias e da liberdade de expressão. O que aconteceu em relação a atriz Daniela Vega foi, no fundo, uma confusão minha de termos técnicos, de expressão, mas nunca, em hipótese alguma, uma atitude sexista e transfóbica”.
Na cerimônia que escolherá os melhores filmes e artistas do próximo ano, Rubens fará inserções apenas nos intervalos da premiação, deixando o posto de comentarista oficial. Em seu lugar estará Michel Arouca e a apresentação do evento será da atriz Bruna Thedy.