Homem trans mostra ao mundo que é gay, deu à luz dois filhos e amamenta admin Abril 14, 2019

Homem trans mostra ao mundo que é gay, deu à luz dois filhos e amamenta

.
O canadense Trevor MacDonald, de 31 anos, tornou-se porta-voz internacional da comunidade de homens trans ao falar sobre paternidade, gestação, transgeneridade e amamentação.

+ Jovem revela que descobriu gravidez pouco depois de se revelar homem trans

Tudo porque ele é pai de dois filhos – um de cinco anos e outro de 18 meses – que ele mesmo gerou e que também amamenta. Ah! Trevor escreveu um livro falando sobre tudo isso, o Where’s the Mother?: Stories from a Transgender Dad (Onde está a mãe? Histórias de um pai transgênero”, em tradução livre). 

Para quem não sabe, MacDonald foi designado mulher ao nascer, mas se identifica e é um homem. O marido dele, cujo nome não foi revelado, é um homem cis – aquele que foi designado homem ao nascer e que se identifica como homem. Ou seja, os corpos de ambos permitem que eles tenham filhos biológicos.

MacDonald deu início à hormonioterapia há oito anos e defende que pessoas trans “não nasceram no corpo errado”. E a justificativa é a gestação dos filhos e paternidade de diversos homens trans no mundo.

Ele afirma que conheceu o marido logo após iniciar a hormonioterapia. E que não demorou muito para ambos cogitarem aumentar a família. Inicialmente, pensaram em adotar uma criança, mas o processo de adoção poderia ser dificultado por serem dois pais – e um deles trans. 

Foi então que Trevor, que não realizou a histerectomia (a retirada o útero), propôs que eles tivessem um filho biológico. Sim, casais gays também podem gerar filhos!

LIDANDO COM PRECONCEITO

Para a gravidez, MacDonald interrompeu temporariamente a hormonioterapia – que não diminuiu a barba no rosto e nem alterou a sua voz – e tiveram uma tática para se livrar da transfobia de vizinhos. Eles programaram que o estágio final da gravidez fosse no inverno, fazendo com que MacDonald usasse roupas maiores para evitar constrangimentos.

“Nossos vizinhos da porta ao lado não souberam que existia uma gravidez até que nós chegamos com o bebê”, declarou ele.

O preconceito surgiu mesmo dos colegas de trabalho, que começaram a chama-lo de “ela” e a dizer que ele seria “mãe” e não “pai” da criança. Trevor explica que, apesar de a sociedade associar a gestação de um bebê como uma ação da mulher, essa não é a realidade de muitos homens trans cujo corpo permite a gravidez.

Desta forma, ele é um pai que gerou seu próprio filho – e não uma mãe.

Para a surpresa do casal, Trevor conseguiu também amamentar os dois filhos – mais uma desconstrução que promove sobre a lógica do gênero masculino e das funções que devem ter um pai.

Mas ele afirma que, para ter tranquilidade na amamentação em locais públicos, precisa recorrer ao banheiro masculino. Ainda assim, várias pessoas estranham a presença dele com uma criança de colo no espaço.

O fato é que as imagens do pai amamentando o seu filho sensibilizam, tocam e promovem debates em todo o mundo. E dá visibilidade a uma realidade até então impensada para muitas pessoas. 

FAMÍLIAS

Tantos dilemas e desafios o motivaram a dialogar com um grupo de cientistas canadenses. Eles traçaram o perfil de 22 homens trans do mundo que deram à luz, explicando questões hormonais, psicológicas e físicas.

+ “O fato de um homem trans engravidar não vai fazê-lo deixar de ser homem”, diz militante brasileiro

O objetivo é acolher as pessoas trans e vencer todos os desafios e preconceitos por meio da informação. E mostrar que Trevor – bem como tantos homens trans – podem formar famílias lindas e gerar filhos amados e bem cuidados.

Quem quiser adquirir o livro de Trevor, ainda apenas em inglês, pode comprar clicando aqui. Já para quem quiser disseminar comentários transfóbicos, a dica: Aceita que dói menos.