Saiba quais são as ex-participantes de RuPaul’s Drag Race que revelaram ser mulheres trans admin Julho 1, 2018

Saiba quais são as ex-participantes de RuPaul’s Drag Race que revelaram ser mulheres trans

carmen2bcarrera-4598131 .
Por Neto Lucon

É inegável o sucesso que o reality show RuPaul’s Drag Race faz também no Brasil. Além da apresentação da icônica RuPaul, a atração é um celeiro de novas drag queens, que surpreendem o público com figurinos, maquiagens, personalidades, perucas, atitudes…

Apesar de o reality focar nas drags – homens ou artistas performáticos que se montam de forma exagerada, caricata ou “fazendo a bonita” para a arte, ferveção ou profissão – muitas ex-participantes revelaram posteriormente ser uma mulher transexual ou mulher transgênera.

Mulher trans é aquela que foi designada homem ao nascer, mas que se identifica com o gênero feminino e vive neste gênero 24h. Ao contrário das drags, não há desmontagens para a vivência no gênero masculino. Mulheres transexuais são mulheres. 

E não adianta falar que mulheres que foram/são drags é coisa de gringo, pois no Brasil há várias travestis e mulheres transexuais que inicialmente vivenciaram a sua mulheridade por meio da arte drag queen. Quem não se lembra de Nany People, Leonora Áquilla, Striperella, Michelly Summer… 😉

Com a importante ajuda de Vinicius Salaorni, que é mega-fã do reality show, o NLUCON traz a lista de quem são elas. Vamos lá!

1- Sonique 
sonique1-2250942
.
A showgirl da Georgia participou da segunda temporada e foi a quarta eliminada. Ao fim da atração, ela revelou ser uma mulher transexual e informou que daria seguimento ao chamado “processo transexualizador”. Hoje, faz parte do The Dreamgirls Revue, na Califórnia, atuou no The Tonight Show e sonha em ser atriz de Hollywood.

2- Monica Beverly Hilz 
monica2bhillz-5386974
.
Participante da quinta temporada, Monica revelou na atração que é uma mulher trans. E continuou na disputa, sendo a terceira eliminada. Ela se tornou ativista, chegando a criticar o reality show por usar a expressão pejorativa “shemale”. Em 2015, fez uma performance ao lado de Miley Cyrus e drag queens na MTV Music Awards.

3- Stacy Layne Matthews
stacy-9264392

.
Em 2011, quando participou da terceira edição do reality show, a candidata Stacy Layne Matthews revelou ser uma mulher trans. A declaração foi feita em um podcast e deu visibilidade ao tema. No programa, ela foi a sexta eliminada. Fora dele, continua atuando como artista performática ao lado das drags. 


4- Kenya Michaels
kenya-4048802

.
Quem assistiu a quarta temporada, viu a participante de Porto Rico ter altos e baixos. Inicialmente, foi eliminada em uma performance desastrosa de Beyoncé. Voltou no episódio 10 e acabou sendo eliminada novamente por Latrice Royale. Ela revelou ser uma mulher trans depois de o programa terminar. E segue a carreira artística.

5- Jiggly Caliente / Bianca Castro

jimmy-9576668

.
Na quarta temporada, havia outra mulher trans, Jiggly Caliente. Sempre com pirulito na boca, ela foi a sexta eliminada e, bem como as anteriores, revelou ser uma mulher trans. Ao contrário do nome de drag – que é derivado da Pokémon Jigglypuff – ela adotou o nome social de Bianca Castro. Também esteve na apresentação de Miley.

6- Carmen Carrera
carmen_carrera-4887659

.
Carmen iniciou a carreira na terceira temporada de RuPaul’s. Era conhecida por estrelar performances sexy em que exibia o corpo. Chegou a ser eliminada, passou pela repescagem e acabou ficando em sexto lugar. Atualmente, é uma das modelos trans mais famosas e tem o sonho de ser uma angel da Victoria’s Secret. 

OUTRAS IDENTIDADES

Além da identidade “mulher transexual ou mulher transgênera”, algumas ex-participantes também disseram publicamente pertencerem a ooooutras nomenclaturas transgêneros. Muitas delas podem causar estranhamento no Brasil, mas fazem todo o sentido para quem vivencia e se identifica assim. 

7. Violet Chachki 
nmbnmvqxxt1l-8402483


.
Vencedora da sétima temporada, Violet declara se identificar com as pessoas trans. E disse à revista Out: “Experimentei a transfobia e experimentei a homofobia. E me identifico como genderqueer. Em alguns dias me sinto mais uma menina. Em outros, mais um menino. Alguns dias quero ficar o tempo todo maquiada. E em outros não quero nada. Para mim, gênero é algo fluído”. 

8. Courtney Act 

court-5847745

.
Finalista da sexta temporada, Courtney se define como genderfluid. “Me identifiquei como um homem gay a maior parte da minha vida. Mas nos últimos anos tenho percebido que tanto a minha sexualidade quanto o gênero são fluidos. Isso tem sido tão libertador para mim, porque nunca me encaixei no binário de homem, mulher ou até mesmo gay ou hétero”.

9. Jinkx Monsoon
screen-shot-2015-12-15-at-2-21-30-pm-5441905

Mais uma vitoriosa do reality show. Desta vez, na quinta temporada. Jinkx se define uma pessoa agênero. Trata-se de uma identidade não-binária baseada na ausência total de gênero ou então pela não conformidade com o conceito de gênero.


10. Raja Gemini 
5060534-7472791

.
Na terceira edição, Raja saiu como a melhor drag. E tempos depois afirmou se identificar como two-spirit (dois espíritos). O termo é usado por alguns povos indígenas para descrever indivíduos de gênero variantes. E também usado pela comunidade LGBT norte-americana para descrever a si própria e os papeis que reivindica.


11- Pandora Boxx
pandora-boxx-1065175
.
Miss simpatia da segunda temporada, Pandora revelou se identificar como genderfluid recentemente. Ela explica: “Por mais que eu sinta que rótulos podem nos limitar enquanto seres humanos, há momentos em que uma auto-classificação podem melhorar seu mundo. Eu nunca me senti totalmente masculino e nunca senti que deveria ser do sexo feminino. Eu sempre senti transitava entre os sexos”.