Cissa Aparecida Martins tem samba no pé e envolvimento com carnaval
Cissa Aparecida Martins, de 43 anos, quer se tornar a rainha do Carnatur 2019 – o carnaval promovido pela Prefeitura de Artur Nogueira, município do interior de São Paulo. Ela é a primeira mulher trans a participar da competição ao lado de mulheres cis.
Ao Portal Nogueirense, que transmitirá o evento, Cissa disse que sempre esteve envolvida no universo carnavalesco. Com beleza, simpatia e samba no pé, ela conta que nasceu em um ambiente que possibilitou vivenciar o carnaval participou por diversos anos de escolas de samba.
“Amo a festa e desde meus seis anos me envolve como destaque dos blocos. Fui a primeira pessoa, por exemplo, a sair nua aqui em Artur Nogueira no Carnaval”, declarou ela, que é natural de Mogi Mirim, cidade vizinha, e mora em Artur Nogueira há 30 anos. Atualmente, ela é casada.
A participação no concurso se deu pelos diversos incentivos que recebeu da população da cidadee principalmente por ter retificado o prenome e sexo da documentação, o que reconheceu legalmente sua identidade feminina e possibilitou a inscrição. Agora ela, quer abrir a possibilidade para falar sobre inclusão, mostrar alegria e fazer história.
“Se a pessoa tem vontades, ela precisa persistir. Eu lutei muito para estar aqui e para mim é um sonho. E eu vou realizar”, diz. Ela diz que sabe que sua participação pode ser alvo de preconceituosos, mas frisa que não se incomoda. “Eu sei que haverá pessoas que apontarão o dedo, mas vou erguer a cabeça e dizer: ‘olha, eu estou aqui’”.
A decisão do concurso para eleger a Corte do Carnatur 2019 vai ocorrer no dia 8 de fevereiro, na sede social do Clube Floresta. A premiação será de dois mil reais.