O NLUCON divulga em primeira mão nesta segunda-feira (03) a boneca da atriz, modelo e ex-BBB Ariadna Arantes. Trata-se da primeira boneca que é mulher trans da coleção do badalado artista plástico Marcus Baby, conhecido por transformar artistas e celebridades em bonecas, sendo reconhecido até por Madonna e Elza Soares.
A boneca da Ariadna surgiu da parceria do artista plástico com o NLUCON, que divulgou uma enquete pedindo para que as/os leitoras/es escolhessem dentre 11 artistas trans aquela que elas/eles queriam ver transformados em boneca. A votação bombou e contou com a participação das homenageadas (lembre aqui).
Ariadna, que é sucesso desde sua participação no Big Brother Brasil, em 2011, foi a mais votada com 32%, recebendo 3.167 votos (confira aqui). O segundo lugar ficou com a cantora Mel Gonçalves, com 25,6%. A terceira com a cantora Liniker, com 18,7%. A cartunista Laerte Coutinho ficou em quarto lugar com 5,3%, seguida de Nany People, com 4,7%.
Segundo o artista plástico foi um desafio assustador a expectativa de criar uma boneca após lançar uma votação online em que o público escolheria a homenageada. “Era algo que eu não tinha controle nenhum, fugia totalmente da minha rotina de trabalho, mas confesso que curti o resultado e esse em específico”.
A boneca traz todas as características da Ariadna, com direito ao detalhe das tatuagens e acessórios. A roupa é réplica de um figurino vermelho usado recentemente em um ensaio fotográfico em que Ariadna publicou nas redes sociais. Nas mãos está uma rosa vermelha, também confeccionada para as fotos.
Toda a criação da boneca durou 15 dias, além de uma madrugada inteira para os cliques. Marcus afirma que o mais difícil foi encontrar um rosto e um corpo com o tom de pele tão específico. “É algo entre bronzeado, moreno e indígena. E eu não queria pintar a boneca, por ela precisar fazer poses. Mas graças ao auxílio luxuoso de lojas parcerias consegui toda matéria prima conforme havia planejado para esse projeto”.
Ariadna declara que ser transformada em boneca é algo incrível. “Nunca imaginei que pudesse existir uma boneca minha. Passamos por tantas dificuldades na nossa sociedade pela nossa condição e, de repente, esse artista me faz essa homenagem. Somente gratidão por essa corrente de amor e fé e esperança pelo ser humano que acredita em nós, mulheres especiais”.
O artista plástico diz que sabe que a representatividade trans é importante e que está feliz por homenagear essas artistas. “Sou uma pessoa que luta contra rótulos, mas sinto a necessidade de representar todas as pessoas, identidades de gêneros e posicionamento, até para nivelar tudo com o mesmo grau de importância. Ariadna é orgulhosamente a minha boneca precursora. Sem contar que é muito linda, um doce de pessoa e brasileiríssima”.
Anteriormente, ele já transformou em bonecas os ex-BBB Dicésar (montado como Dimmy Kieer), Kadu Parga, Grazi Massafera, Sabrina Sato e duas versões do Serginho Orgastic. “Todos viram e curtiram suas respectivas réplicas. Aliás, amo todos eles”, conta. Para o futuro, ele garante que pretende homenagear outras artistas trans. “Com certeza! A própria lista de votação já me inspirou bastante e garanto que em 2019 teremos mais representatividade trans”.
Vale dizer que o artista não comercializa as bonecas e que elas fazem parte de sua coleção pessoal, sendo divulgada em diversas mídias.
Nós, do NLUCON, agradecemos e parabenizamos o Marcus Baby pela parceria e pelo trabalho sempre primoroso – e ficamos na expectativa de que mais e mais bonecas e bonecos sejam feitos para nos alegrar e homenagear. Também agradecemos a Ariadna por ter topado participar e a todas as artistas que concorreram, se engajaram e confiaram nessa parceria.
+ Quer saber mais sobre a Ariadna? Confira uma entrevista exclusiva com ela clicando aqui.
Confira fotos da boneca:
Este slideshow necessita de JavaScript.