Duda Salabert – a 1ª travesti a ser candidata ao Senado de Minas Gerais nas últimas eleições – anunciou nas redes sociais que será mãe. Sua esposa é Raísa Novaes, mulher cis que está grávida de três meses. É o primeiro bebê biológico do casal, junto há sete anos.
Na segunda-feira (07), Duda divulgou o ultrassom do bebê e publicou: “Sou mãe dessa fofurinha aí da imagem”, ressaltando as 13 semanas de “muita vida e muito amor”.
Ela divulgou ainda que escolheu um nome de gênero neutro. “Se for uma criança trans, não terá que se preocupar em retificar o nome. Chama-se Sol! É música que encanta, é luz que revigora. Sol”.
Vale informar que “identidade de gênero” (o gênero com o qual a pessoa se identifica) não é sinônimo de “orientação sexual” (o desejo afetivo/sexual que sente por alguém). No caso, Duda é uma travesti (sua identidade de gênero) e é lésbica (sua orientação sexual). Ela também é mãe da criança, uma vez que se identifica com o gênero feminino e deve ser respeitada como tal.
Duda é professora de literatura há 18 anos, ambientalista, vegana, ativista pelos direitos humanos e dos animais. É presidenta da Ong Transvest. Nas últimas eleições, foi candidata ao senado pelo PSOL e obteve mais de 350 mil votos. Ela já sinalizou que pretende se candidatar à prefeitura de Belo Horizonte.