Por Neto Lucon
O ano tem sido de muitas conquistas para a atriz e apresentadora Nany People. Depois de ter sido escalada para a próxima novela das 21h da TV Globo, a estrela de 52 anos foi homenageada na terça-feira (26) com o título “Cidadã Paulistana”, na Câmara Municipal de São Paulo.
“Mineira de coração. Paulistana por devoção e fé”, declarou Nany, que nasceu em Machado, Minas Gerais, e que mora há 33 anos em São Paulo.
Na cerimônia, ela recebeu dezenas de amigos, fãs e colegas de profissão. Dentre vários nomes da cena teatral, casas noturnas, televisão e amigos pessoais, estavam as atrizes Bárbara Bruno, Silvetty Montilla e a apresentadora Sônia Abrão. “Acho que você veio ao mundo com uma missão muito especial, de quebrar tabus, de romper barreiras”, declarou Sônia.
Nas redes sociais, a artista escreveu um texto em que lembra de uma cena aos quatro anos, quando morava em Serrania, Minas Gerais, e tentou fugir com um circo e, depois, implorando para uma prima da mãe ir para São Paulo, pois queria cantar na televisão.
“Entre o sonho e a realidade muita coisa aconteceu. Muitas pessoas de boa vontade, muitas pessoas de má fé passaram por meus caminhos. Graças a Deus as Boas prevalecem sempre! Hoje é um dia muito especial em minha vida. Me tornarei cidadã paulistana. É a comprovação de que não naufraguei na intenção”, defendeu.
A homenagem veio da vereadora Soninha Francine (PPS) e é a primeira vez que uma mulher transexual recebe a honraria em São Paulo. “A Nany tem um amor lindo pela cidade, construiu sua identidade aqui. Quando a conhecemos, nos apaixonamos”, declarou. Soninha diz que a aprovação demorou mais que o esperado, mas que todos vibraram quando ocorreu.
Em seu discurso, Nany declarou: “Muito obrigada a todos os amigos que fazem parte da colcha de retalhos da minha vida. A gente vai fazendo a história da gente acontecer sem pretensão. Você vai fazendo por sobrevivência, por talento, vocação, instinto e nem sempre pode agradar todo mundo. Temos vivido tempos muito intolerantes, e quando digo que as pessoas mudam minha história cada vez que me convidam para projetos é verdade”.
Parabéns, Nany!
Foto @rogersoaresfotografia