Rotina de seis amigas trans será tema da série “Uma Questão de Gênero” admin Outubro 13, 2018

Rotina de seis amigas trans será tema da série “Uma Questão de Gênero”

Por Neto Lucon

Aiayana, Chloe, Jaimie, Kassidy, Macy e Robyn são as seis amigas transgêneras que protagonizarão a série “Uma Questão de Gênero”, que será exibida nesta terça-feira (15), às 23h, pelo canal a cabo TLC.

No programa, elas mostram as suas rotinas, falam abertamente sobre a questão trans e como lidam para vivenciar a identidade feminina e sobreviver frente aos preconceitos.

Curiosamente, todas se conheceram por intermédio de um terapeuta especializado no aconselhamento a pessoas transgêneras. Elas estiveram unidas nas reuniões de grupo e, desde então, não se desgrudaram mais.

Aliás, o programa mostra como elas se ajudaram no processo de transição de gênero, como os encontros periódicos proporcionaram o fortalecimento e empoderamento da identidade trans. E como a amizade facilitou as caminhadas individuais de cada uma.

EPISÓDIO DE ESTREIA

Na estreia, o episódio traz um dos encontros das amigas, que plenejam fazer uma festa para comemorarem a cirurgia de redesignação sexual (genital) de Macy.

“O debate sobre a transição muitas vezes é reduzido à genitália, quando estamos falando de seres humanos”, diz Macy, que foi casada com um homem por cinco anos e que, há nove, é casada com Sharon, uma mulher cis. Aliás, é a mulher quem ajuda a escolher o vestido para a festa.

Ao mesmo tempo, o programa foca na vida amorosa de Robyn, que conheceu o namorado Andrew há seis anos. Na época, Robyn ainda não havia se revelado mulher trans e os dois tornaram-se melhores amigos. Após uma depressão, Robyn assumiu ser trans e Andrew acabou se apaixonando por ela.

Agora, Robyn pensa em se casar e morar junto. Mas Andrew pensa que é muito cedo, sobretudo porque teme a reação da família ao saber do seu relacionamento com uma mulher trans.

Em outro momento fala-se sobre a história de Jaimie, que chegou a se alistar no exército para tentar não ser uma mulher. Mas que após receber o apoio da mãe, Debbie, deu um passo a caminho da felicidade. Ela se relaciona há dois anos e meio com a mulher trans Aiyana. E enfrenta preconceito para participar de uma prova de triátlon na categoria feminina. 

A tão esperada festa já faz parte do primeiro episódio, que termina com Sharon fazendo uma importante declaração de amor para a mulher. Preparem o lencinho!