No 28º clássico da Disney, A Pequena Sereia se depara com uma das mais perversas vilãs da história. A polvo-mulher Ursula, uma bruxa obesa e vaidosa, que faz uma proposta desleal e baixa para que a sereia ganhe pernas e tente conquistar o coração do humano Eric. Em troca, fica com a voz da sereia e, caso a bela não receba um beijo de amor em três dias, será escravizada. A inspiração da malévola, assim como outros personagens da Disney, vem de uma figura realíssima e que marcou a cultura LGBT. Trata-se da drag queen Divine, personagem do norte-americano Harris Glenn Milstead [1945-1988], que atuou em filmes de John Waters e que chocou a sociedade ao exibir números ousados dos anos 60 e 70 – tal como comer o coco de um cachorro.
+ Conheça Divine, a drag mais obscena do mundo
Rechonchuda, Divine não inspirou somente o corpo de Ursula, como também a maquiagem, os cabelos [uma peruca branca, usada no disco You Think You’re a Man] , o talento para a música e as expressões pra lá de caricatas. A nossa representante só não era bruxa e malvada, embora tentasse ser a pessoa mais “obscena do mundo” no filme Pink Flamingos (1972).
Personagem que marcou a infância de muita gente, Ursula trazia um quê de humor, luxo e deboche em suas aparições, exatamente como Divine. O que dizer, por exemplo, do look ajustadíssimo nas pernas, da sobrancelha à lá drag e da frase “É preciso saber usar a linguagem do corpo”? No Youtube, um fã estreitou as semelhanças e trouxe uma montagem da malévola cantando o clássico Shake It Up, de Divine.
Vale a pena conferir, relembrar e ressaltar as icônicas personagens!
.
Cena do filme: corpo e gestos idênticos ao da artista
Maquiagem também foi inspirada
OUTRAS CURIOSIDADES DE URSULA
– Após aprisionar a voz de Ariel, Ursula se transforma em uma sedutora moça e conquista o príncipe. Ela chega a hipnotizar o humano e só é desmascarada no dia do casamento.
– Originalmente, na história de Hans Christian Anderson, a bruxa do mar era um elemento neutro e sequer era polvo, mas ganhou cores mais carregadas na adaptação da Disney.
-Outra curiosidade é que ela não ganhou oito tentáculos, mas sim seis, pois de acordo com o estúdio facilitaria a coordenação dos movimentos da personagem.
– Na história da Disney, Ursula conta com a parceria de duas enguias, Flotsam e Jetsam, que são os seus capangas. Bem caricata, ela se referem a eles como os seus bebês e vira uma verdadeira fera quando os mata acidentalmente.
– A canção cantada por Ursula foi considerada sexista e machista. Nela, a vilã diz para Ariel: “O homem abomina tagarelas, garota caladinha ele adora. Se a mulher ficando falando, fofocando o dia inteiro, ele vai se embora. Sabe quem é mais querida? É a garota retraída”.
Ursula canta Divine: