Renata Bastos e Renata Peron
Por Neto Lucon
A série Rotas do Ódio, que será exibida pela Universal Channel, investirá na visibilidade trans. Mais precisamente nos crimes contra travestis e mulheres transexuais – que torna o Brasil o campeão mundial de assassinatos por transfobia. E nele, haverá atrizes trans.
Uma delas é a atriz Renata Bastos, que em uma das fotos divulgadas aparece com hematomas no rosto e sugere que é agredida durante um dos episódios. E outra é a cantora e atriz Renata Peron, que aparece em uma manifestação contra a transfobia.
Elas estão confirmadas no elenco e contracenam com a protagonista cis Mayana Neiva e o ator cis Antonio Saboia. As gravações já ocorrem em São Paulo.
Peron é conhecida pela carreira na música popular brasileira, com pelo menos três CDs gravados e no último ano estrelou o espetáculo Pobre Super-Herói – o Avesso do Herói. Já Bastos é artista performática, modelo e produtora, tendo atuado em filmes como Carandiru (2003) e Crime Delicado 2005.
Uma das gravações ocorreu na Praça da República, com cerca de 30 figurantes trans, que demonstravam fazer uma manifestação contra um crime transfóbico – bem como ocorre na cidade. Um dos cartazes diz: “Transfobia é crime”.
Dentre alguns rostos conhecidos na militância travesti e transexual que fizeram a figuração estão Amanda Marfree, Lindsay Lohane, Flavia Carvalhaes, Nicole Mahier, Athena Joy, Marianne Clemente, Miriam Queiroz, entre outras.
Durante as gravações de Rotas do Crime |
Renata Peron posa com Mayana e as figurantes trans durante o Rotas
Criada e dirigida por Susanna Lira, que assina o roteiro com Marco Borges e Bruno Passeri, a série é uma ficção inspirada no cotidiano da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (DECRADI). Houve ainda a consultoria do roteirista americano Barry Schkolnick, das séries “The Good Wife” e “LawEOrder”. Serão duas temporadas com 5 episódios cada. É aguardar… |
Renata Batos e Mayanna Neiva brincam nos bastidores de Rotas |