Diversos grupos e entidades de Espírito Santo estão promovendo muitas atividades para a Semana da Visibilidade Trans. A programação, divulgada pelo Fórum LGBT do ES, apresenta uma variedade de opções desde o dia 21, quando foi hasteada a bandeira trans na UFES.
As próximas atividades ocorrem neste domingo (27), com o Lançamento da Campanha Doar para Transformar e com a Oficina de Acessório. Elas ocorrem simultaneamente às 10h, na Arena Procon, Praia de Camburi, Vitória. A realização é da Coordenação de Políticas de Diversidade Sexual de Vitória.
Na terça-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans, ocorre diversas atividades. A primeira, com início às 9h, trata-se do “Abraço ao Ambulatório de Diversidade de Gênero”, que ocorre no Ambulatório de Diversidade de Gênero HUCAM, em Maruípe. A ação visa fortalecer o espaço que acompanha a transição de gênero por meio dos cuidados de saúde.
Às 16h, o Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (GOLD) irá inaugurar o “Ponto de Memória: Aquenda as Indacas” na sede do grupo, em Vitória. O ponto que faz menção ao Pajubá, língua das travestis, tem como objetivo resgatar a memória das pessoas LGBT do Espírito Santo. Neste primeiro encontro, Vanilly Borghi e Carlos Eduardo de Melo vão falar sobre o ativismo trans do Espírito Santo. Vale dizer que o Ponto de Memória foi aprovado no edital 005/2018 da Secretaria Estadual e Cultura do Espírito Santo.
“Os grupos minoritários sempre foram invisibilizados e isso torna-se um fator que dificulta a construção de narrativas oficiais. São sempre os outros falando da gente. E mesmo assim são poucos registros e de difícil acesso. Os encontros realizados em nosso Ponto de Memória serão gravados e disponibilizados em nosso canal no Youtube, com intenção de democratizar o acesso à história da população LGBT capixaba”, declara a presidenta Deborah Sabará, que acredita que o material poderá ser utilizado em pesquisas e contribuir para a preservação da memória LGBT.
Logo após a inauguração do Ponto de Memória, às 18h, vai rolar a festa “Um Beijo pras travestis”, menção ao hit da cantora travesti MC Xuxú. A festa visa celebrar o direito de existir das pessoas trans e travestis.
Quem gosta de esportes – e se espelha nos esportistas trans que estão abrindo caminho – não pode perder a atividade do domingo (03). Das 16h às 21h, ocorre o “Esportes da Diversidade”, evento que visa incentivar a prática esportiva e interação entre pessoas LGBT e aliados. Ele ocorre na Arena Procon, Praia do Camburi, Vitória. A organização é da Coordenação de Política de Diversidade Sexual de Vitória.
Gostou? Então programe-se e participe!
OUTRAS ATIVIDADES
Outras atividades em alusão ao Dia da Visibilidade Trans também ocorreram no Espírito Santo. A Universidade Federal do Espírito Santo hasteou na manhã do dia 21 a Bandeira do Orgulho Trans, no Cine Metrópolis, Campos das Goiabeiras. No Dia 24, foi promovido um Cine Debate, com a exibição de filmes com temática trans e a presença de ativistas trans.
Já na sexta-feira (25), ocorreu o Mutirão de orientação para retificação de nome e de gênero, no Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH), no centro de Vitória. A organização foi da Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
27/01 Lançamento da Campanha Doar para Transformar Local: Arena Procon – Praia de Camburi – Vitória Horário: 10h
Proponente: Coordenação de Políticas de Diversidade Sexual de Vitória