“Não precisamos ser homem ou mulher para sermos alguém”, declarou o escritor, militante e modelo João Daniel em entrevista ao NLUCON no último ano. Aos 21 anos, ele referia-se à própria identidade de gênero: a das pessoas não-binárias/os/es.
Para quem não sabe, pessoa não-binária trata-se daquelas que não se veem totalmente como homem ou mulher, ou como nenhum dos dois, ou como outra possibilidade de ser e existir longe do binarismo de gênero.
No caso de João, ele foi designado mulher ao nascer, mas percebeu desde cedo que que não se identificava enquanto mulher. Por outro lado, ainda que tivesse expressão de gênero masculina, ele não se identificava com homem. Foi quando conheceu o grupo de pessoas não-binárias e tudo fez sentido. Nem homem, nem mulher: não-binário.
Em nosso bate-papo, João contou que adora escrever, conversar e tirar fotos. Ao ser convidado pelo NLUCON para primeiro ensaio com uma pessoa não-binária, João topou de imediato. No dia das fotos, mostrou intimidade com a câmera e mandou muito bem. Aqui, o binarismo é corrompido com seu corpo e a beleza não-binária pode ser contemplada sem moderação.
Confira os cliques:
Fotos: Neto Lucon Making of: Rafael Sant’s
Modelo: João Daniel